Doses do imunizante bivalente seguem disponíveis nos 24 postos da Atenção Básica de Suzano
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a campanha de vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente nos 24 postos da cidade, a fim de elevar os índices de cobertura. O objetivo é conscientizar as pessoas de que ter apenas o esquema vacinal primário completo não garante uma segurança eficaz e que negligenciar esta atenção pode resultar no aumento da quantidade de casos da doença.
A bivalente começou a ser utilizada em fevereiro deste ano. A nova vacina, produzida pela farmacêutica Pfizer, atua na proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia e suas variantes, como é o caso da Ômicron, predominante atualmente no mundo. A imunização com ela é realizada em dose única, sendo considerada mais eficaz que as monovalentes, usadas nos momentos mais críticos de isolamento social e, posteriormente, para complemento do esquema vacinal.
Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que 272.278 doses foram aplicadas na primeira etapa, o que corresponde a 88,79% dos suzanenses. Em contrapartida, até o momento, 64.829 doses da bivalente foram utilizadas, abrangendo 28,58% do público-alvo.
Por esta razão, passa a ser fundamental manter a imunização, para evitar uma crescente no número de casos de Covid-19. É o que explica a diretora de Vigilância em Saúde de Suzano, Maria Cristina Perin. “Com o passar do tempo a imunidade conferida pelas vacinas diminui. E há a peculiaridade de que o vírus apresenta mutação contínua, ou seja, outros tipos aparecem, provocando picos da curva de casos. No caso da tecnologia mais apurada da vacina contra a Ômicron, é disponibilizada a bivalente, que protege contra duas variantes. Atualmente, ela confere uma proteção muito importante acompanhando sua tecnologia de produção”, disse.
O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, reforçou a necessidade de a população se vacinar e ressaltou que a vacina bivalente é a ideal para evitar sintomas mais graves e complicações pela Covid-19. “Ela é completa e nos protege das cepas que conhecemos. Por isso é tão importante procurar uma unidade de saúde e se vacinar. Não podemos relaxar agora. Lutamos muito para que entrássemos em uma condição de conforto quanto aos casos graves da doença, mas se pararmos de nos vacinar, podemos voltar a um cenário preocupante. Cada pessoa vacinada é importante para controlarmos a Covid-19 em nossa cidade”, afirmou o chefe da pasta.
Vacina bivalente para maiores de 18 anos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos e moradores de instituições de longa permanência. Quem é imunocomprometido precisa levar laudo ou relatório médico comprobatório.
Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão onde constem as doses já recebidas de Covid-19. A bivalente será aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda. Quem não foi vacinado terá que iniciar o esquema com a monovalente.
Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano