Rodrigo Ashiuchi se reuniu com gestores da Coca-Cola Femsa para discutir a conservação de áreas naturais promovidas pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
A princípio; o prefeito Rodrigo Ashiuchi se reuniu nesta quarta-feira (25/10) com gestores da Coca-Cola Femsa, na planta da empresa localizada no bairro de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, para discutir as ações estratégicas e operacionais relacionadas à conservação de áreas naturais na região, que estão inseridas no Termo de Cooperação Técnica assinado no ano passado por meio de um projeto implementado pelo instituto Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Além disso; o prefeito esteve acompanhado dos secretários de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
A Coca-Cola Femsa esteve representada no encontro pela consultora das Plantas da empresa, Neusa Figueiredo; pelo gerente industrial Jr. de Mogi, Luís Noronha; pelo analista de Sistema de Gestão Integrada (SGI) e Meio Ambiente, Renata Souza; pelo coordenador de SGI Meio Ambiente, Alefe Lopes; pela analista de Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa (ESG) Jr., Maria Elisa Colepicolo; e pela gerente de Relações Institucionais Jr., Mariana Lourenço. Por parte da SPVS, participou a técnica em conservação, Gisele Henning Santos.
Buscando ampliar a pauta de conservação dos mananciais e promover melhor qualidade de vida à população, foram previstas atividades que incluem o cadastro de áreas, visitas técnicas em propriedades do município e um projeto de educação junto aos proprietários. As ações conduzidas pela SPVS, nas quais a Prefeitura de Suzano coopera para a melhoria do meio ambiente local, contribuíram para o desenvolvimento de modelos para pagamentos por serviços ecossistêmicos relacionados à recarga hídrica, com o intuito de promover a reposição desses recursos.
André Chiang ressaltou a importância de trabalhar em conjunto para a preservação dos recursos naturais de Suzano e do Alto Tietê. “Com esse termo de cooperação, teremos condições de atuar com muito mais informações no trabalho de proteção dos mananciais. Assim como; a prefeitura de Ferraz fecha acordo para isentar estudantes da passagem no Enem.
Por sua vez, o prefeito destacou a participação do município neste processo. “Temos que estar atentos a todas as questões que são referentes ao bem-estar dos nossos munícipes. Relacionamento com vizinhos e parcerias são essenciais para preservação do meio ambiente. Sabemos que, pela relevância da matéria, todas as ações que são previstas devem contar com muitos atores envolvidos e comprometidos com a causa. A matéria-prima da empresa de Mogi das Cruzes é produzida em Suzano, pois o Aquífero São Paulo se estende por vários municípios do Alto Tietê.
A instituição
A SPVS é uma instituição do terceiro setor que atua na conservação da natureza desde 1984. Ela desenvolve projetos inovadores e de qualidade, em parceria com empresas, instituições públicas e terceiro setor. Por fim; o objetivo é aprimorar políticas públicas e demonstrar a importância da conservação para a qualidade de vida, as atividades econômicas e o desenvolvimento.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano