InícioAlto TietêAlto Tietê tem primeiro biodigestor implantado em escola pública

Alto Tietê tem primeiro biodigestor implantado em escola pública

Iniciativa do CONDEMAT contempla 10 equipamentos distribuídos por cinco municípios

O primeiro biodigestor em uma escola pública do Alto Tietê foi implantado nesta segunda-feira (10) pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT). A iniciativa integra um pacote de 10 equipamentos, adquiridos através de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente. O sistema vai colaborar para a economia do consumo de gás de cozinha das unidades, além de ser um agente propagador de sustentabilidade. O programa modelo foi instalado na escola municipal Celso Furtado, em Guarulhos.

Entre as cidades que serão atendidas pela iniciativa estão Ferraz de Vasconcelos (1), Guararema (2), Guarulhos (4), Salesópolis (1) e Suzano (2).  O investimento é de R$ 104,9 mil e o CONDEMAT foi o único consórcio do Estado de São Paulo habilitado para receber o repasse do Governo Federal. A expectativa é que até o fim de novembro todas as escolas selecionadas recebam os equipamentos.

Cada biodigestor tem capacidade de receber até 20 quilos de resíduos orgânicos por dia, como restos de comidas, cascas de frutas, legumes e pó de café, materiais que são produzidos diariamente pelas escolas. Dessa forma o equipamento consegue gerar diariamente 1 metro cúbico de biogás, o equivalente a duas a três horas de combustível para alimentar duas bocas de um fogão adaptado para o gás produzido pela estrutura. A estimativa é que a produção comece dentro dos próximos 10 dias, pois há um período para maturação dos resíduos e bactérias que formam os gases.

A aprovação do projeto ocorreu em dezembro de 2022, durante a gestão do prefeito de Guarulhos, Guti, como presidente do CONDEMAT. “A conquista desses biodigestores foi possível por meio de um grande trabalho técnico. Esses equipamentos vão possibilitar a transformação de uma série de resíduos orgânicos em três produtos: o biogás, o adubo e o biofertilizante, que além de ser aproveitado nos jardins da escola poderá ser distribuído para a comunidade cuidar de suas hortas, incentivando o consumo de frutas e legumes pelas nossas crianças. Além disso, o biogás vai ajudar a baratear o consumo de gás de cozinha. Essa é uma virada de chave, uma questão de sustentabilidade”, destacou.

A coordenadora-adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do CONDEMAT, Solange Wuo, diretora da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, ressaltou que a instalação dos biodigestores é um passo importante para as políticas de sustentabilidade da área do consórcio. “Essa é a primeira escola do Alto Tietê a ter um biodigestor produzindo gás, já tivemos experiências com equipamentos gerando biofertilizantes, mas com esse equipamento conseguimos fechar um ciclo. É um investimento em educação ambiental, pois deixamos de gastar para enterrar esses resíduos e colaboramos para reduzir a geração de gases dos aterros”, analisou.

A instalação foi acompanhada pelos técnicos das cidades que receberão os equipamentos nas escolas, assim como o deputado estadual, Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor. 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários