Honraria concedida ao chefe da pasta reconhece os préstimos de relevantes serviços a Suzano
O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, foi o nome escolhido para o recebimento da medalha “Antônio Marques Figueira”, insígnia oficial do Poder Legislativo municipal. A condecoração reconhece os préstimos de relevantes serviços ao município, sendo uma das maiores honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Suzano. A outorga, proposta pelo vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, foi realizada em sessão solene acompanhada por mais de 600 pessoas na noite da última sexta-feira (27/10).
Natural de Suzano, Ishi ingressou na política em 2008 acompanhando, principalmente, os trabalhos do atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. Em 2017, foi convidado para integrar o Gabinete do prefeito e, no ano seguinte, foi nomeado assessor estratégico na Secretaria da Saúde, acumulando a função de diretor administrativo com o objetivo de ofertar uma Saúde melhor às famílias suzanenses. Em 2020, foi o terceiro vereador mais votado da cidade e, desde 2021, é o titular da Secretaria Municipal de Saúde.
Na administração municipal, Ishi foi peça fundamental no projeto de expansão dos serviços da saúde, incluindo a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, um dos projetos mais aguardados pela população após anos de espera. Outros trabalhos feitos na sua gestão incluem a revitalização do Pronto Socorro Infantil, as reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Vitória e do Jardim Alterópolis, além do acompanhamento das reformas da Santa Casa de Suzano.
A cerimônia de homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, Joaquim Rosa, tendo a presença de autoridades municipais e estaduais, além de amigos e familiares. “Sabemos que para ter a plena funcionalidade de uma organização, é necessário ter pessoas competentes e um bom gestor, caso do secretário Pedro Ishi, que faz um excelente trabalho na Saúde de Suzano. Ele entrou para a política ainda novo e vem fazendo a diferença para a nossa cidade, portanto, esta outorga é mais que justa”, disse Rosa.
Em sua fala, o vereador autor da proposta, Marcel da ONG, destacou que a honraria se dá por diferentes fatores, incluindo a atuação do secretário em meio à pandemia de Covid-19. “Pedro vem liderando a Secretaria de Saúde com comprometimento excepcional, conquistando prêmios pelos resultados obtidos e alcançando melhorias no serviço à população. Hoje, a Câmara concede esta medalha como reconhecimento pelo serviço extraordinário no bem-estar desta cidade”, afirmou Marcel.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi também registrou sua felicidade em ver a Casa de Leis cheia para honrar um trabalhador como Ishi. “Hoje, ele recebe essa medalha como prova do seu comprometimento e pela competência na área da Saúde. Afinal, nesta gestão, entregamos a UPA do Jardim Revista, revitalizamos UBSs e entregamos seis novas unidades. De forma inédita, também zeramos a fila de espera pelos exames de mamografia na cidade. Tudo isso está por trás desta que é a maior honraria que um suzanense pode ter e, por todo o empenho e dedicação, eu o parabenizo e reforço nossa parceria”, completou.
Por sua vez,
em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Marcos Damásio parabenizou Ishi. “A Saúde é um desafio diário e ver o trabalho feito em Suzano é prova da competência do Pedro, uma pessoa comprometida e que se doa pelo município. Em nome do presidente da Alesp, o deputado André do Prado, eu parabenizo você, sua família e, de forma especial, toda a equipe da Saúde suzanense pelo trabalho ímpar e por esta merecida honraria”, disse.
Em sua fala, Ishi agradeceu a todos os presentes, ressaltando seu compromisso em seguir trabalhando pela cidade. “Eu dedico esta medalha a todos os colaboradores da Saúde, à minha esposa Déborah, aos meus filhos Mateus e Rafael, e a toda a minha família que caminha comigo diariamente. Não são poucos os desafios enfrentados e os que ainda teremos pela frente na Saúde, então seguiremos fazendo mais junto ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, aos vereadores da cidade e com todos os parceiros para tornar Suzano um município ainda melhor”, destacou.
Presenças
A solenidade contou com a presença dos familiares do homenageado, sendo prestigiado pela esposa Déborah Raffoul e pelos filhos Mateus e Rafael, além da mãe Márcia Ishi e dos irmãos Paulo e Flávia, bem como pelos tios Ailton e Ademair Ishi; e pelos sogros Eduardo Raffoul e Tânia Rosa. Ainda estiveram presentes Débora Viana, Eduardo Raffoul, Diego Ferreira, Therezinha Raffoul, Larissa Ramos e Vitor Silva.
Entre os parlamentares estiveram presentes os vereadores Rogério Castilho, Artur Takayama, Jaime Siunte, Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; André Marcos de Abreu, o Pacola; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; Nelson do Fadul, o Nelson do Fadul; e Leandro Alves de Faria, o Leandrinho.
Também participaram os secretários municipais Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã), Alex Santos (Governo), André Chiang (Meio Ambiente), Cíntia Lira (Administração), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Itamar Viana (Planejamento e Finanças), Leandro Bassini (Educação), André Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), além do interventor da Santa Casa de Suzano, Sadao Sakai; do coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz; e do representante da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.
Outras personalidades presentes foram o 1° sargento Leonardo de Oliveira Marques, chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-081 Suzano; e o instrutor e 1° sargento da unidade, Fabrício Moreira Manckel; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rodrigo Guarizo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Coelho; o delegado municipal do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) em Suzano, Nelson Sais; e o presidente da Associação Budista Honpa Hongwanji, Luiz Kagohara.