Secretário Elvis Vieira destacou o Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor no município durante abertura do evento realizado na Universidade Mackenzie
A Prefeitura de Suzano marcou presença no XVII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (Encac) e no XIII Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (Elacac), que está sendo realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Secretário municipal falou sobre Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor na abertura de evento.
Evento com convidados internacionais aborda temas sobre clima urbano, saúde, ruído e normas pós-Covid.
Desse modo; os especialistas trocam experiências para discutir responsabilidade social, arquitetura bioclimática, inovação tecnológica e políticas públicas para o ambiente construído.
Plano de redução de ruídos e calor em Suzano resultará em recomendações para controle do problema nas diferentes regiões. Assim como; estudo recomenda criação de corredores verdes para ligar região sul à várzea do Tietê, resfriando a cidade.
Outro ponto é a manutenção da vegetação na região sul e oaumento da arborização na região central do município. Por fim, outra recomendação é a busca pela naturalização da Área de Preservação Permanente (APP) anexa ao Ribeirão Chico da Vargem, para promover uma maior umidificação do ar na área urbanizada e não vegetada, considerando também a direção dos ventos juntamente com a criação de novos espaços de natureza que possam compor uma infraestrutura verde (IEV) para Suzano.
“Portanto; o objetivo geral é estruturarmos políticas públicas que proporcionem o controle de ruído urbano, clima e qualidade do ar, tendo em vista a revisão do Plano Diretor baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como ação de formação para a Agenda 2030 e o centenário do município, em 2049. Assim, Suzano poderá ter uma paisagem urbana que promova mais saúde e qualidade ambiental”, destacou o secretário Elvis Vieira.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano