Em encontros pedagógicos, alunos das Escolas Municipais José Benedito dos Santos e Presidente Getúlio Vargas tiveram acesso a muitas curiosidades sobre a escrita e o envio de cartas
Além das visitas a parques e museus, que estimulam o aprendizado de maneira prática, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema também participam de encontros pedagógicos em diversos outros equipamentos. Em outubro, o destino dos alunos das turmas de 2º e 3º anos das Escolas Municipais José Benedito dos Santos e Presidente Getúlio Vargas foi a agência dos Correios, com muitas curiosidades sobre a escrita e o envio de cartas.
“A atividade externa proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar uma experiência interessante, colocando em prática os estudos realizados em sala de aula”, explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que comemora a oportunidade de contato de uma nova geração com uma técnica de comunicação que faz parte de história e que precede a internet.
Isso porque as visitas foram pensadas para que as turmas pudessem estudar o gênero literário “carta”, desde o processo da escrita do texto ao preenchimento de envelope e a postagem. A prática pode não ser muito usual atualmente, mas ainda assim guarda “tesouros” do ponto de vista pedagógico, já que “os alunos escreveram suas cartinhas, aprenderam a preencher o envelope com remetente e destinatário, realizaram a postagem no balcão de atendimento e conheceram as dependências da agência”.
As visitas foram realizadas nos dias 30 e 31 de outubro, encerrando o mês das crianças com chave de ouro. Todos os estudantes foram recepcionados pelos colaboradores da agência, que “abriram as cortinas” dos bastidores para mostrar os processos internos relacionados às cartas, os tipos de selos existentes, os métodos de pesagem, os produtos que podem ser enviados, as diferenças entre os vários tipos de postagem e outras curiosidades.