InícioRibeirão PìresProteção Escolar: Comissão entrega relatório final e apresenta Projetos de Lei para...

Proteção Escolar: Comissão entrega relatório final e apresenta Projetos de Lei para fortalecimento da segurança nas escolas de R. Pires

Cerimônia de Entrega do Parecer da CEPE – Comissão Especial de Proteção Escolar reuniu representantes da educação pública e particular, da segurança urbana e autoridades municipais, na Câmara da Estância

Após cinco meses de trabalho, a CEPE – Comissão Especial de Proteção Escolar de Ribeirão Pires promoveu a cerimônia de entrega de parecer, documento elaborado após visitas a 50 unidades escolares da rede pública e particular de ensino da cidade e de reuniões com as secretarias de Educação, Segurança Urbana e Mobilidade, bem como Diretoria Estadual de Ensino da região de Mauá. O evento foi realizado no Plenário Roberto Bottacin Moreira, na semana passada.

A CEPE é uma iniciativa da Câmara Municipal da Estância, composta pelos vereadores Diogo Maneira (presidente), Sargento Alan (relator) e Anderson Benevides (membro), e como resultado do trabalho, os legisladores elaboraram relatório com os principais apontamentos para o fortalecimento da segurança nas escolas da cidade.

Também como resultado da CEPE, serão apresentados em plenário, nas próximas sessões ordinárias, oito projetos de lei que visam a proteção de toda comunidade escolar, desde alunos, professores e profissionais das escolas até pais e responsáveis. Os projetos sugerem a instituição da Guarda Amiga da Escola; do Agente de Segurança Escolar; de Área de Convivência em todas as escolas; Carteira de Identificação Escolar; oficialização do departamento do APSE – Apoio Psicossocial Escolar da Secretaria de Educação e Cultura do município; Poda Legal; além da instituição do Comitê Permanente de Proteção Escolar e da Frente Parlamentar de Proteção Escolar.

“A Comissão especial de proteção escolar procurou envolver medidas para prevenir a violência, incluindo agressões físicas, bullying, ameaças e até mesmo ataques armados. A criação de políticas públicas, procedimentos e programas de prevenção podem ajudar a minimizar a ocorrência de atos violentos nas escolas”, afirmam os membros da comissão, em relatório.

O documento ainda descreve o trabalho promovido pelas escolas e a importância dos profissionais para a manutenção da segurança. “Durante as visitas, tivemos a oportunidade de conhecer as escolas de nosso município em detalhes, suas dificuldades, necessidades e suas qualidades. Ficou evidente o empenho e dedicação das equipes gestoras das unidades de ensino, que trabalham arduamente para proporcionar um ambiente propício para a educação de nossas crianças e adolescentes”, relata a comissão.

O relatório foi entregue ao executivo da cidade e está disponível para consulta no site da Câmara Municipal.

Além dos integrantes da CEPE, estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara e vereador, professor Paulo Cesar Ferreira (PC), o chefe de gabinete do deputado estadual Danilo Balas, Airton Pequeno, bem como representantes do executivo, da rede municipal de educação e Diretoria Regional de Ensino, e convidados. Ao todo, 140 pessoas acompanharam o evento.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher