Representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da cidade vizinha conheceu a sala que garante o controle e o gerenciamento de grande parte dos semáforos de Suzano
A nova Central de Controle Operacional Semafórico (CCOS), inaugurada no último dia 30 de outubro, foi apresentada nesta quarta-feira (08/11) a uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes. A recepção ficou por conta de Claudinei Galo, da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano, que estava acompanhado dos coordenadores da pasta, Leandro Carvalho e Rafael Pacheco. Os visitantes se interessaram em conhecer as funcionalidades da tecnologia que garante o gerenciamento de grande parte dos semáforos da cidade.
O grupo que veio de Mogi das Cruzes era composto pelo diretor de infrações Alexandre Fernandes; pelos auxiliares de apoio Gustavo de Moraes e Lucas Ferreira; e pelo assistente administrativo Roberto Carmelino. Também participaram do encontro, por parte da administração municipal, os agentes de trânsito Dolglas Souza e Jessé Jorge e do auxiliar administrativo Diego Passos. A apresentação do sistema contou com o suporte dos representantes da Sinalizadora Paulista (responsável pelos semáforos de Suzano), o engenheiro Willian Costa e o encarregado Gemerson José.
No encontro, foram esclarecidas dúvidas de como é feita a operação na sala de controle, que conta com quatro computadores e seis telas, para o monitoramento de 49 equipamentos “inteligentes” interligados, que já vêm garantindo melhorias no tráfego por permitir a identificação imediata de quaisquer anormalidades no sistema e alterações pontuais no fluxo em caso de necessidades.
A nova estrutura ainda permite acesso às câmeras instaladas nos equipamentos, de modo a verificar a situação do trânsito em tempo real e, se necessário, adequar os aparelhos às condições ideais. Esta é a primeira central do tipo implantada no Alto Tietê, ou seja, um sistema pioneiro na região. A tecnologia permite o controle remoto dos semáforos em toda a cidade e contemplará de forma gradual todos os 74 semáforos existentes no município.
Com o novo sistema, será possível identificar os equipamentos que estejam apresentando problemas causados por queda de energia ou outros defeitos, por exemplo, e estejam em sinal amarelo intermitente (piscante). A tecnologia também vai possibilitar que, em seguida, os semáforos sejam “resetados” e colocados novamente em operação, tudo à distância. Reparos e reprogramação remotos do sistema vão garantir o restabelecimento imediato para manutenção da segurança viária.
O diretor de infrações de Mogi das Cruzes, Alexandre Fernandes, destacou que a CCOS pode servir de referência para a cidade. “Queremos levantar dados para avaliarmos as possibilidades de implantar uma estrutura similar, que contribuam com a fluidez no trânsito, especialmente na região central. Estamos estudando quais são as tecnologias que podem ser aplicadas no nosso município”, afirmou.
Já Claudinei Galo, da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano, agradeceu a visita dos representantes da cidade vizinha e destacou as melhorias proporcionadas pela nova central. “É uma satisfação poder compartilhar nossas experiências com outros municípios. Temos trabalhado para qualificar os serviços que são oferecidos em nossa cidade e agora contamos com esse novo sistema para garantir o monitoramento dos equipamentos que controlam o trânsito”, frisou Galo.