InícioNótícias de Ultima HoraCampanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas 

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas 

O Templo da Boa Vontade (TBV), considerado uma das Sete Maravilhas de Brasília — aderiu à campanha NOVEMBRO AZUL —, iniciativa que visa conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e do diabetes. Em apoio a esta ação social, o Templo da Paz recebeu uma iluminação especial na cor azul que permanecerá até o fim de novembro. As unidades escolares da Legião da Boa Vontade (LBV) nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo também aderiram à iniciativa e estão iluminadas na cor azul. 
Para reforçar a conscientização dos homens sobre as doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio, começou nesta quarta-feira (1º), o Novembro Azul. O objetivo da campanha é elevar o nível de informação sobre os riscos que podem levar, por exemplo, a um câncer de próstata. 


No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.  

A urologista Karin Jaeger Anzolch, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), ressaltou que a saúde do homem deve ir além da conscientização sobre câncer de próstata. “Vem trazer a mensagem de que, antes mesmo de surgirem os problemas de saúde, que sabidamente vão se tornando mais prevalentes com o passar da idade, ele se engaje nos cuidados gerais e preventivos, incluindo a saúde prostática, até para poder usufruir da vida como ele mesmo deseja, com qualidade, longevidade, com menos medo e mais satisfação em todas as esferas, incluindo a sexual, correndo menos ‘atrás do prejuízo’ e prevenindo mais doenças”, informou. 

A DOENÇA 

Apesar de poder atingir qualquer homem, os principais fatores de risco da doença são: idade (é um câncer raro antes dos 40 anos e aumenta com o envelhecimento); histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio; homens de raça negra; obesidade. 

Ao Portal Boa Vontade (boavontade.com), o urologista Alfredo Canalini destacou que a doença pode ser descoberta no começo por um exame do qual muito homens ainda têm medo, mas que é muito simples e rápido. “O exame de toque é imprescindível e quando o paciente vai ao urologista pela primeira vez, faz também a dosagem do Antígeno Prostático Específico. Por meio destes dois dados é que o médico vai identificar a necessidade de exames complementares”, disse. 

Vale lembrar que o exame é rápido, simples e indolor, além de ser fundamental para detectar o estágio da doença e definir o tratamento. Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento. 

Para se prevenir do câncer de próstata a primeira ação é estar atento aos fatores de risco da doença. Segundo o urologista, “recomenda-se que o primeiro exame seja feito a partir dos 50 anos, porém, se esse homem faz parte do grupo de risco, ou seja, tem na família um pai que teve câncer de próstata, por exemplo, e que foi identificado numa idade baixa, é importante que comece a fazer os exames também numa idade mais baixa”. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura são de aproximadamente 90%. 

A neoplasia de próstata em estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 90%, não apresenta sintomas. Quando aparecem, o tumor geralmente está em uma fase mais avançada, podendo o homem ter dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou ósseas. 

Para o diagnóstico precoce da doença, a SBU recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar os exames mais cedo, a partir dos 45 anos. 

Vale ressaltar que o tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes, apenas observação médica. 

O QUE É A PRÓSTATA? 

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, na frente do reto, envolvendo a parte superior da uretra — por onde passa a urina. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. 

_____________________

(com informações da Agência Brasil, INCA e Ministério da Saúde)  

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários