InícioSuzanoAções em Saúde Mental são destaque em audiência pública na Câmara de Suzano

Ações em Saúde Mental são destaque em audiência pública na Câmara de Suzano

Secretário Pedro Ishi apresentou balanço do segundo quadrimestre do setor e equipamentos que oferecem atendimentos aos públicos adulto e infantojuvenil

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou na noite desta terça-feira (21/11), em audiência pública realizada pela Câmara de Suzano, as ações relacionadas à Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que foram desenvolvidas ao longo do segundo quadrimestre deste ano. O chefe da pasta, Pedro Ishi, destacou os atendimentos proporcionados ao público adulto e infantojuvenil nos equipamentos públicos destinados ao setor da Saúde Mental.

A atividade foi conduzida pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo municipal, Rogerio Castilho, e contou com a participação dos parlamentares Artur Takayama; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena. Acompanharam o secretário a representante da coordenação da Raps, Carolina Jacob da Costa Lima, e a diretora jurídica da pasta da Saúde, Tânia Mara Porfírio.

A Raps oferece atendimento psicológico em 24 unidades básicas de saúde e psiquiatria em toda a cidade. A partir do próximo mês, o serviço de psiquiatria passará a contar com telemedicina. E, também, foi apresentado o trabalho promovido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Devir, que atende o público adulto das regiões norte e sul, localizado na rua Barão do Rio Branco, 315, no bairro Vila Costa; no Caps Alumiar, que atende adultos moradores da região central, na rua Otavio Miguel da Silva, 187, no Parque Suzano; no Caps Vita, que recebe jovens e adultos com problemas relacionados ao álcool e às drogas na rua Doutor Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa; e no Caps Entrelaços, destinado ao público infantojuvenil, que atende na rua Anita Falcone, 170, na Vila São Francisco.

O trabalho desenvolvido em todos esses locais, nos meses de maio, junho, julho e agosto, garantiu um total de 3.760 atendimentos individuais multiprofissionais, 3.182 atendimentos em Enfermagem, 1.037 pacientes em tratamento, 558 oficinas terapêuticas e 245 atendimentos domiciliares. Além disso, ainda foram promovidos 504 atendimentos individuais pelo Consultório na Rua, que facilita o acesso e garante ações de promoção de saúde para a população em situação de rua em outros pontos da cidade.

Ainda na audiência, foram lembradas algumas atividades alusivas à Saúde Mental realizadas neste ano. Sarau “Livres em Todos os Lugares” reuniu cerca de cem pacientes e profissionais na Praça dos Expedicionários no Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em setembro, a prefeitura promoveu o 3º Simpósio Intersetorial de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, com o tema “Se Precisar, Peça Ajuda”. O evento reuniu 120 profissionais e membros da sociedade para discutir como lidar com situações de crise suicida. No dia 21, ocorreu o 1º Encontro pela Vida, no Parque Mirante do Sesc, com atividades esportivas, culturais e uma oficina de pipas amarelas.

O “Cola no SUS” discute saúde mental e outros temas com adolescentes e jovens. O “Brechó Inspiração” gera renda para pessoas com adoecimento mental. Todo o processo de trabalho, neste caso, é feito pelos usuários, desde a captação das peças, separação, precificação, exposição, venda e distribuição dos rendimentos.

Ishi afirmou que a pasta tem um cuidado muito especial para garantir que a rede municipal possa suprir as demandas da população em relação à Saúde Mental. “Temos vários equipamentos específicos para esses atendimentos, com profissionais especializados para orientar os públicos adulto e infantojuvenil. Realizamos um trabalho muito próximo dos munícipes para que possamos garantir o acolhimento que todos merecem”, frisou o secretário.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher