InícioSuzanoAlunos do Saspe e do CCMI se formam em solenidade no Mirambava

Alunos do Saspe e do CCMI se formam em solenidade no Mirambava

Evento teve a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi para promover a entrega de certificados de conclusão de curso a 697 formandos

O Complexo Educacional e Cultural Mirambava recebeu nesta terça-feira (21/11) os 697 formandos dos 16 cursos promovidos pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e pelo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti neste ano. Os certificados foram entregues em uma cerimônia especial com a presença do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, dos secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, além vereadores e diretores dos órgãos municipais responsáveis pelas atividades.

O evento foi marcado pela confraternização entre os alunos e algumas apresentações no palco do estabelecimento deram o tom de como foram os cursos desenvolvidos ao longo do ano. Em relação ao CCMI, algumas exibições fizeram parte da programação da festa, que foi dedicada a quem participou das formações em coral, alfabetização, karaokê japonês, dança sênior de integração, crochê, tricô, bordado, pintura em tecido, artesanato e jogos. Pelo Saspe, foram promovidos dois cursos de corte e costura e formações em artesanato reciclado, tranças africanas, manicure e massoterapia.

Os professores e instrutores que garantiram os novos aprendizados aos alunos foram enaltecidos pelos presentes, são eles: Marcos Lima, Gilda Pimentel, Kazumi Nakao, Cecília Konishi, Clemilda Roberto dos Santos Nagano, Ivonete Veríssimo Santiago, Maria Aparecida Namiuti, Catia Aquemi Nakajima, Neuza Ferreira do Carmo, Olga Ashiuchi, Jean Gavinier, Cleonice Santana, Antonio Costa da Silva, Iraci Soares, Maria da Silva, Shirley Nátali e Kézia Gomes da Silva.

Em sua fala, Garippo destacou que os formandos, além de adquirirem um aprendizado, acabam por se tornar exemplos para outras pessoas. “Esta é uma grande vitória para todos esses alunos. Acredito que os mais jovens observam essa situação e acabam se espelhando em cada um deles para continuar aprendendo e estudando. O conhecimento é algo que ninguém tira de nós”, ressaltou o chefe da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social.

O secretário de Saúde seguiu pelo mesmo caminho e destacou que “nunca é tarde para aprender” um ofício ou uma arte. “Fico muito feliz de ver todos estes estudantes. Penso que uma das maneiras de se manter saudável é o aprendizado contínuo, colocando a mente para funcionar, por isso afirmo que nunca é tarde para aprender. O estudo só traz ganhos para nossas vidas, seja para trabalhar ou desenvolver uma técnica nova”, apontou Ishi.  

Já a primeira-dama afirmou que as atividades proporcionadas pelo Saspe e pelo CCMI estão relacionadas à identidade do município. “O nosso objetivo é poder fazer a diferença na vida das pessoas e resgatar a alegria de ser suzanense e foi o que verdadeiramente vimos nesta solenidade. É um grande orgulho para todos nós ver a alegria dos formandos e, por isso, destacamos as parcerias que tornaram possível este momento”, declarou Larissa ao se referir diretamente ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (Indes).

Por sua vez, o prefeito destacou a consolidação destas ações, que contribuem com a qualificação e a valorização dos moradores. “Essa solenidade marca uma transformação na vida de cada um dos participantes. Pela sétima vez realizamos, com muita satisfação, uma formatura do Saspe e do CCMI. Mais do que ganhar diplomas, essas pessoas formaram grandes amizades e receberam seus merecidos certificados, além de todo o aprendizado envolvido com o apoio de grandes instituições”, frisou Ashiuchi.

Participaram da solenidade os vereadores Artur Takayama; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; assim como os diretores Saspe, Carlos Bragheroli e Sandra Lopes Nogueira, e da secretária do Saspe, Hilda Spitti. 

Ainda estiveram presentes a coordenadora do CCMI, Adelaide Fischer; a coordenadora do Sebrae no Alto Tietê, Daniella Cristine Lira; e a instrutora de Alimentos do Senai, Patrícia Turetti.

Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher