InícioMogi das cruzesEncontro sobre boas práticas concluiu as atividades de 2023 do projeto da...

Encontro sobre boas práticas concluiu as atividades de 2023 do projeto da Vila Sésamo na rede municipal de Mogi das Cruzes

Em Mogi, 21 unidades escolares aderiram ao projeto, que teve como público alvo crianças de três a seis anos e suas famílias

Um grupo de escolas e creches da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes compartilhou suas vivências com os alunos e as famílias durante o ano de 2023 no Encontro de Boas Práticas do projeto “Vamos Brincar – Cantando e Dançando”, realizado pela Vila Sésamo em parceria com a Unimed Nacional e a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Em Mogi, 21 unidades escolares aderiram ao projeto, que teve como público alvo crianças de três a seis anos e suas famílias. 

A iniciativa está integrada às ações das unidades escolares e alinhada ao programa Mogi, Cidade da Criança, como apontou a secretária de Educação, Marilu Beranger. “Para nossa cidade, que tem como uma das pautas prioritárias o programa Mogi, Cidade da Criança, nada mais pertinente do que ações como essa que trazem o ensino de forma lúdica. Agradeço às nossas escolas pelo engajamento e também ao nosso Departamento Pedagógico e parceiros da Vila Sésamo”.  O encontro foi realizado no último dia 9.

O trabalho nas escolas foi feito por meio de materiais pedagógicos, que abordaram a alimentação saudável, bem-estar socioemocional, movimento, entre outros temas. A partir dos materiais, os gestores realizaram formações com seus professores para engajá-los no projeto e estimular o desenvolvimento das vivências, que envolveram teatro, rodas de conversa, clipes musicais e canções. Ao longo do ano, esse processo foi compartilhado  com as famílias por meio de “Fichas de Vivências” enviadas para as casas das crianças.

Julia Tomchinsky, diretora educacional da Sésamo no Brasil, acompanhou as apresentações. “A gente busca trazer possibilidades, recursos e propostas pautadas no brincar e no cuidar, olhando com muito cuidado para essas infâncias com as quais a gente trabalha. O objetivo é que cada escola possa contextualizar e escolher aquilo que faz sentido para sua realidade. O encontro foi um momento de celebrar e compartilhar o que foi desenvolvido durante o projeto”, disse. Também estiveram presentes as representantes da Vila Sésamo Larissa Seolim, Giovanna Rodrigues e Gabriel Gerardi Spinola, representante da Unimed Nacional.

O diretor Rodrigo Guedes da EM Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, ressaltou a autonomia da escola no desenvolvimento do projeto e as contribuições para sua unidade escolar. “A liberdade da criação da escola para desenvolver o projeto foi muito importante. O projeto reverbera não só na prática dos professores, mas na gestão da escola. Conseguimos aproximar mais a comunidade da escola e fortalecer a integração entre os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental”, contou. 

A iniciativa também criou novas oportunidades para as escolas. “Depois do projeto, a escola ganhou um espaço verde com horta hidropônica feita por um parceiro. O espaço virou o quintal da escola”, contou Andreia Marinho dos Reis Silva, coordenadora pedagógica do CEIC Raio de Luz, no Residencial Novo Horizonte. Na EM Profª Maria Aparecida Pinheiro Volpe, na Vila Municipal, o projeto fez parte da Mostra Cultural Cantar, Dançar, Fazer e Aprender – Aproximações da cultura índigena e africana por meio da arte, realizada no último dia 10.

O projeto, realizado de maio a outubro deste ano, foi acompanhado pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação. “A brincadeira não é só um eixo, ela é a alma da Educação Infantil e da Educação em geral. Falamos de sua importância no contexto das escolas e assegurar espaços para que ela aconteça de fato em nossas escolas, como é proposto pelo projeto, é extremamente gratificante”, disse a diretora do Deped, Elisabete Jacques Urizzi Garcia.

As equipes receberam a visita das personagens Mel, Come Come e Elmo da Vila Sésamo, que animaram ainda mais o encontro. O encontro também contou com as apresentações da Creche Sant´Anna (Centro), Núcleo Educacional Castelo Forte – Unidades I, II e III (Mogilar, Socorro e Jardim São Pedro), EM Profª Teresa Martins Pinhal (Vila Jundiaí), EM Prof. Afonso Caporali Filho (Conj. Res. Cocuera), EM Prof. Antônio Paschoal Gomes de Oliveira (Jardim Aeroporto II), CEIM Comte. Otto Carlos Brasil de Rezende – CEIC Arco-Íris III (Jardim Universo), CEIM Profª Lourdes Guerra de Campos (Vila Natal), CEIM Mauro Ottoni Martins – CEIC Arco-Íris (Parque São Martinho), CEIM Profª Mara Fierro Machado Pires – CEIC Cantinho Feliz (Jardim Modelo), CEIM Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia) e EM Prof. Adolfo Cardoso (Quatinga).

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher