InícioRibeirão PìresIncentivo ao Crédito de Carbono integra pauta da próxima sessão da Câmara...

Incentivo ao Crédito de Carbono integra pauta da próxima sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Pires


33ª sessão ordinária é a última do ano letivo e traz, ao todo, 10 projetos de lei elaborados pelo Legislativo da Estância, que serão votados durante os trabalhos desta quinta-feira (30)

Nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires realiza a 33ª sessão ordinária, no Plenário Roberto Bottacin Moreira. Ao todo, 10 projetos de lei integram a pauta da última sessão de 2023 e seguem para votação. Entre eles, está o projeto de lei (PL) nº 0105/2023, que estabelece os critérios de incentivo ao crédito de carbono para empresas do município que adotam práticas sustentáveis em seus empreendimentos.

Segundo o PL, de autoria da vereadora Márcia Gomes, da Coletiva de Mulheres, serão beneficiadas as empresas que comprovem a redução de sua emissão de gases do efeito estufa ou a adoção de medidas de compensação de suas emissões por meio da compra de créditos de carbono. A avaliação e os critérios ficarão a cargo da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da cidade, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Crédito de Carbono – O mercado de carbono surgiu a partir da criação da Convenção-Quadro da Organização Nações Unidas (ONU) sobre a Mudança Climática, durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. É uma iniciativa internacional que busca combater as emissões de gases de efeito estufa, estimular ações concretas de mitigação do aquecimento global e incentivar ações mais sustentáveis, estimulando a produção de energia limpa e renovável e a preservação de recursos naturais.

Nos últimos anos, o meio ambiente vem ganhando protagonismo e sendo cada vez mais discutido no mundo todo. Com a criação da Agenda 2030 da ONU, que estabelece Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas focadas na conscientização de preservação do planeta e na melhoria da qualidade de vida, a questão ganhou novos patamares.

Segundo a Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), até 2030, as receitas de crédito de carbono podem gerar 100 bilhões de dólares ao Brasil. Estima-se ainda que, até 2050, este mercado movimentará até 300 bilhões de dólares.

De acordo com relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2021, comparado ao ano anterior, o volume de crédito de carbono teve um crescimento de 236%. Até 2030, o Brasil tem potencial para suprir 37,5% da demanda global do mercado voluntário de créditos e até 22% da demanda do mercado regulado pela ONU.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Pires é transmitida pelos canais oficiais do legislativo no Facebook e YouTube. Munícipes também podem acompanhar presencialmente no Plenário, localizado na Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro. A ordem do dia completa está disponível no site www.camararp.sp.gov.br.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher