Além de mostrar como são feitos diversos produtos, a iniciativa das secretarias municipais de Educação e Emprego e Desenvolvimento Econômico têm o objetivo de gerar sensação de pertencimento
As secretarias municipais de Educação e Emprego e Desenvolvimento Econômico de Guararema se uniram para criar um novo programa educativo, o “Descobrindo a Fábrica”. Com a ação, que teve início nesta terça-feira (28), alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino têm aulas-passeio em indústrias do município e podem ver de perto como são feitos diversos produtos utilizados no dia a dia.
Sempre com a presença de professores e monitores – e consentimento dos pais e/ou responsáveis – as visitas são realizadas em endereços próximos às escolas, em locais que oferecem segurança para receber o público, e contam com kit lanche e também brindes oferecidos pelas empresas.
A primeira turma de alunos a participar foi da escola José Donizete de Paiva, do bairro Chácaras Guanabara, que foi à fábrica Wertus, onde são produzidas embalagens técnicas para a área da saúde, com foco em atendimento aos mercados da área médica e farmacêutica.
Até o dia 14 de dezembro, também vão participar as demais unidades de Ensino Fundamental do município: “Dom Alberto Johnnes Steeger”, do Jardim Dulce; “João Baptista Jungers”, de Luís Carlos; “Keisaburo Honda”, do bairro Cerejeira; “Sylvio Luciano de Campos”, da Freguesia da Escada; “Paulo Ismael dos Santos Sobrinho”, do Paratei; “Presidente Getúlio Vargas”, do Centro, “Célia Leonor Lopes Lunardini”, do Itapema, “Eunice Leonor Lopes Prado”, do bairro D’Ajuda;, “Professor Dr. Domingos Lerário”, do Maracatu; e “José Benedito dos Santos”, da área central.
“Este é um programa que visa, além de despertar o sentimento de pertencimento à comunidade na qual a criança vive, também instigar a curiosidade de centenas de alunos sobre como funciona o processo industrial. É ainda uma oportunidade de mostrar como funciona o mercado de trabalho às crianças que representam o futuro de Guararema”, detalha o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues.
O ‘Descobrindo a Indústria’ gera também debates que serão levados à sala de aula pelos professores, já que visitar empresas de Guararema vai de encontro a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (Onu) para a Agenda 2030 (número 9, relacionado a “Indústria, Inovação e Infraestrutura”).
Nos próximos passeios, alunos dos 5º anos de Guararema vão conhecer indústrias da área têxtil, alimentícia e outras. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (11) 4693-1717.
Sou a Amanda Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.