domingo, abril 20, 2025
spot_img
InícioSuzanoProjeto ‘Laço Branco - Papo Reto’ é debatido em roda de conversa...

Projeto ‘Laço Branco – Papo Reto’ é debatido em roda de conversa na UniPiaget

Atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira (01/12); ação também acontecerá na próxima quarta-feira (06/12), às 10 horas, no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa

A Prefeitura de Suzano promoveu, na tarde desta sexta-feira (01/12), uma ação do projeto “Laço Branco – Papo Reto”, iniciativa que visa organizar rodas de conversa para reconhecer a existência do machismo estrutural e mobilizar, engajar e sensibilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher. A atividade, que ocorreu por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), contou com apoio do Centro Universitário Piaget (Unipiaget) e da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB).

O evento, que foi aberto ao público geral e teve a participação de cem pessoas, também foi acompanhado pelo reitor da UniPiaget, Marcus Vinícius Herbst Rodrigues; pela coordenadora do curso de Direito, Patrícia Braga; pela presidente do CMDM, Laís Matos; pelo assessor estratégico da Controladoria Geral do Município e presidente da Cipa, César Braga; e pelo representante da OAB Carlos Rodrigues. Além disso, um dos objetivos do projeto é alcançar o máximo de setores da sociedade que encontram-se engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres.

A atividade, realizada no campus da instituição de ensino, foi dividida em duas partes. No primeiro momento todas as autoridades discursaram acerca da importância do combate à violência contra a mulher, bem como medidas para evitar violências físicas e morais. Já no momento final da ação houve uma roda de conversa somente com homens presentes, ocasião em que foi possível introduzir o tema que aborda a desconstrução do machismo.

Os participantes ainda foram conscientizados sobre determinados pensamentos, atos e decisões que caracterizam violência doméstica e familiar. Além disso, um dos objetivos do projeto é alcançar o máximo de setores da sociedade que encontram-se engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres. Vale destacar que, visando alcançar todos os tipos de públicos masculinos, o projeto também será promovido gratuitamente na quarta-feira da semana que vem (06/1), no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro), às 10 horas.

César Braga destacou a grande relevância e o impacto positivo que ações como esta tem na sociedade. “Rodas de conversa são métodos cruciais na promoção da conscientização e engajamento coletivo. Por isso, ao discutir este tema é possível ampliar as formas de compreensão e, principalmente, instigar o combate a um problema que persiste em nossa sociedade. Agradeço a todos pela presença e, em especial, a UniPiaget pela disponibilização do espaço”, afirmou o assessor estratégico.

História do projeto

A criação do projeto foi motivada por um triste acontecimento em 6 de dezembro de 1989, na cidade canadense de Toronto, envolvendo o massacre de 14 mulheres, estudantes de engenharia. O autor dos disparos, Marc Lepine, de 25 anos, não tinha outra motivação senão o fato de não admitir que as mulheres da turma pudessem frequentar o mesmo curso que ele e seus colegas homens, tradicionalmente dirigido ao público masculino.

A partir do episódio, um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para reconhecer a existência deste tipo de crime, elegendo um laço branco como símbolo e, posteriormente, abordando a temática de nunca fechar os olhos frente a este tipo de atitude.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos