InícioSuzanoProjeto ‘Laço Branco - Papo Reto’ é debatido em roda de conversa...

Projeto ‘Laço Branco – Papo Reto’ é debatido em roda de conversa na UniPiaget

Atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira (01/12); ação também acontecerá na próxima quarta-feira (06/12), às 10 horas, no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa

A Prefeitura de Suzano promoveu, na tarde desta sexta-feira (01/12), uma ação do projeto “Laço Branco – Papo Reto”, iniciativa que visa organizar rodas de conversa para reconhecer a existência do machismo estrutural e mobilizar, engajar e sensibilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher. A atividade, que ocorreu por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), contou com apoio do Centro Universitário Piaget (Unipiaget) e da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB).

O evento, que foi aberto ao público geral e teve a participação de cem pessoas, também foi acompanhado pelo reitor da UniPiaget, Marcus Vinícius Herbst Rodrigues; pela coordenadora do curso de Direito, Patrícia Braga; pela presidente do CMDM, Laís Matos; pelo assessor estratégico da Controladoria Geral do Município e presidente da Cipa, César Braga; e pelo representante da OAB Carlos Rodrigues. Além disso, um dos objetivos do projeto é alcançar o máximo de setores da sociedade que encontram-se engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres.

A atividade, realizada no campus da instituição de ensino, foi dividida em duas partes. No primeiro momento todas as autoridades discursaram acerca da importância do combate à violência contra a mulher, bem como medidas para evitar violências físicas e morais. Já no momento final da ação houve uma roda de conversa somente com homens presentes, ocasião em que foi possível introduzir o tema que aborda a desconstrução do machismo.

Os participantes ainda foram conscientizados sobre determinados pensamentos, atos e decisões que caracterizam violência doméstica e familiar. Além disso, um dos objetivos do projeto é alcançar o máximo de setores da sociedade que encontram-se engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres. Vale destacar que, visando alcançar todos os tipos de públicos masculinos, o projeto também será promovido gratuitamente na quarta-feira da semana que vem (06/1), no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro), às 10 horas.

César Braga destacou a grande relevância e o impacto positivo que ações como esta tem na sociedade. “Rodas de conversa são métodos cruciais na promoção da conscientização e engajamento coletivo. Por isso, ao discutir este tema é possível ampliar as formas de compreensão e, principalmente, instigar o combate a um problema que persiste em nossa sociedade. Agradeço a todos pela presença e, em especial, a UniPiaget pela disponibilização do espaço”, afirmou o assessor estratégico.

História do projeto

A criação do projeto foi motivada por um triste acontecimento em 6 de dezembro de 1989, na cidade canadense de Toronto, envolvendo o massacre de 14 mulheres, estudantes de engenharia. O autor dos disparos, Marc Lepine, de 25 anos, não tinha outra motivação senão o fato de não admitir que as mulheres da turma pudessem frequentar o mesmo curso que ele e seus colegas homens, tradicionalmente dirigido ao público masculino.

A partir do episódio, um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para reconhecer a existência deste tipo de crime, elegendo um laço branco como símbolo e, posteriormente, abordando a temática de nunca fechar os olhos frente a este tipo de atitude.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher