InícioFerraz de VasconcelosProjeto Povos Indígenas leva valorização cultural nas escolas municipais

Projeto Povos Indígenas leva valorização cultural nas escolas municipais

Os estudantes das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos promoveram o respeito à diversidade por meio do Projeto Povos Indígenas, da Secretaria de Educação. Durante o ano letivo, a valorização cultural brasileira foi um dos grandes destaques nas unidades da rede e, nesta segunda-feira (11), o encerramento do projeto contou com a presença da prefeita Priscila Gambale e convidados especiais.

Inédita no município, a iniciativa contemplou a educação infantil, fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Professores, representantes da equipe gestora, profissionais da educação, grêmio estudantil e comunidade escolar participaram de oficinas, atividades e formações que destacam a importância dos povos na história brasileira, por meio da diversidade de indivíduos e grupos sociais, saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Grandes parceiras e ativistas da causa, a socióloga Silvia Muiramomi e a cacica Jaqueline Haywã, dos povos Pataxó Hã Hã Hãe, enriqueceram o projeto com muita informação e pesquisas cientificas que exploraram a história indígena ferrazense, além, é claro, de muitas lições de vida.

As aulas contaram com diversos recursos pedagógicos, como biografia de personalidades indígenas, roda de conversa, músicas/instrumentos, brincadeiras, reportagens e entrevistas, literatura, culinária, artesanato, palavras tradicionais, entre outros.

De acordo com a titular da pasta, Paula Trevizolii, o projeto Povos Indígenas garantiu o aprendizado dos conteúdos com empatia, diálogo e cooperação. “Promover o respeito aos direitos humanos é um compromisso da educação ferrazense. Parabenizo a todos que fizeram dessa linda ação um importante dever de vida”, pontua.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher