InícioSuzanoSaúde inicia aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra Covid-19

Saúde inicia aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra Covid-19

Público-alvo deste momento são as pessoas com 60 anos ou mais e os imunocomprometidos; imunizante está sendo oferecido nos 24 postos 

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou a aplicação da segunda dose da vacina bivalente da Pfizer, que confere proteção contra cepas atualizadas do novo coronavírus (Covid-19). O público-alvo deste momento são as pessoas com 60 anos ou mais e os imunocomprometidos com 12 anos ou mais, que podem realizar a imunização em um dos 24 postos da rede municipal. É importante destacar que o intervalo entre 1ª e 2ª dose deve ser de, pelo menos, seis meses.

Os moradores têm a opção de se vacinar, sem necessidade de agendamento prévio, entre 8 e 16 horas, em uma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou numa das 12 Unidades de Saúde da Família (USFs), cujos endereços podem ser consultados no link bit.ly/EnderecosUBS. É necessário apresentar, no momento da vacinação, documento original com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

Quem puder receber a primeira dose da bivalente precisa ficar atento à última aplicação da monovalente contra a Covid-19, que deve ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses. Os munícipes que estejam fora do público-alvo citado, mas que precisem completar seu esquema vacinal, com todas as doses da monovalente e com a primeira dose da bivalente, também podem comparecer às unidades de saúde para garantirem sua proteção.

Até esta sexta-feira (08/12), 66.625 munícipes receberam a primeira dose da vacina bivalente desde o início da campanha, no final de fevereiro, atendendo moradores acima dos 70 anos, pessoas que vivem e trabalham em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais, imunocomprometidos com 12 anos ou mais e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, também acima dos 12 anos. No início de março, os residentes de 60 anos ou mais também começaram a receber a aplicação. A partir da segunda quinzena deste mês, o imunizante passou a ser disponibilizado para grávidas e puérperas em abril para profissionais da Saúde e, no começo de maio, para pessoas com mais de 40 anos. No fim de maio, a bivalente passou a ser ofertada ao público com 18 anos ou mais.

O coordenador do setor de Vigilância Epidemiológica, José Landim, ressaltou que todos precisam fazer a sua parte para garantir a própria proteção e preservar a saúde do próximo. “É necessário ter consciência de que o esquema vacinal que foi feito até hoje, com as vacinas monovalentes e a primeira dose da bivalente, pode não ser suficiente para a proteção do público-alvo contra as variantes do coronavírus. Por isso, a recomendação é para que as pessoas cumpram essa nova etapa de imunização. Fazendo isso, evitamos a propagação das novas variantes e preservamos a saúde de todos”, orientou o coordenador.

O secretário Pedro Ishi alertou a população para a importância de comparecer às unidades e complementar a imunização com a nova vacina disponível. “Todos os suzanenses que fazem parte do público-alvo desta etapa devem se vacinar com esse novo imunizante, mesmo quem já tomou as doses anteriores. É fundamental a proteção contra as variantes do coronavírus, para que a Covid-19 não afete mais a saúde dos nossos munícipes, especialmente dos mais vulneráveis”, concluiu o chefe da pasta da Saúde.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher