Iniciativa aproximou unidade da comunidade do Jardim Santa Inês ao expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo de 2023
A Escola Municipal Antonio Maschietto (Rua Vicente Scalice, 453 – Jardim Santa Inês) promoveu na última sexta-feira (08/12) sua “1ª Feira dos Saberes”, que teve o objetivo de compartilhar com os moradores e familiares os trabalhos que foram desenvolvidos pelos 300 alunos da unidade ao longo do ano letivo de 2023. A iniciativa, proposta pela coordenadora pedagógica Paula Nabarreti, junto de toda a equipe docente, contemplou estudantes da pré-escola e de todas as séries do ensino fundamental.
O evento foi prestigiado pelo secretário municipal de Governo, Alex Santos; pelo vereador José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; pela gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; pela responsável pelo núcleo pedagógico de ensino fundamental da pasta, Rosângela Matias; pela professora supervisora, Marly Viana; e pelo filho do patrono da escola, Eduardo Maschietto. Eles foram recepcionados pela diretora Ana Meire de Fátima Pereira.
Os visitantes puderam conhecer de perto os trabalhos diversos que foram produzidos, incluindo a exibição de banners, maquetes, portfólios, brinquedos, mudas de árvores e plantas, além de atividades interativas, como experimentos científicos, degustação de chás medicinais e vivência associada ao planetário.
Os materiais expostos basearam-se nas abordagens que foram sugeridas para cada série, a começar pela educação infantil, cujo tema tratado foi “O eu e o meio ambiente”. No 1º ano A, foi trabalhada a temática “Brinquedos e Brincadeiras x Telas”; já a turma do 1º ano B explorou o universo “Reciclagem e Animais”; o 2º ano A propôs trabalhos sobre “A criação do brinquedo na educação científica”; e o 2º ano B abordou “A importância do sol para os seres vivos”.
Outras temáticas relacionadas à sustentabilidade, à ciência e ao universo infantil foram exploradas pelos alunos das outras séries. O 3º ano A trouxe a proposta “Repense, recicle, crie”; o 3º ano B valorizou a “Brincadeira com sabor”; o 4º ano A seguiu a linha dos “Pequenos pesquisadores”; o 4º ano B destacou o “Sistema Solar – Planetário”; o 5º ano A tratou das “Plantas medicinais: troca de saberes”; e o 5º ano B desenvolveu o tema “Desigualdade Social”.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que a feira proporcionou aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento com a produção dos materiais e apresentação dos trabalhos. “Esse tipo de atividade mobiliza toda a escola e incentiva os alunos a produzirem trabalhos baseados no aprendizado que eles adquirem em sala de aula. Assim, é possível explorar uma variedade de temas e integrar a unidade escolar com a comunidade do entorno. Conseguimos incentivar os alunos a compartilharem seus conhecimentos com a apresentação que é feita para amigos e familiares, e ainda propomos que eles participem da organização do evento, em todas as suas etapas”, avaliou Bassini.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano