Um golpe antigo, mas que eventualmente volta a ser notícia cada vez que faz mais vítimas. O chamado ‘golpe do brinde’ tem chamado atenção após mostrar flagrantes de falsos entregadores em São Paulo.
Embora o golpe não seja uma novidade, há relatos recentes de pessoas que perderam até R$ 2 mil em compras de fim de ano. Independente do meio de abordagem, a forma com que o golpe acontece é similar: os criminosos escolhem a vítima de acordo com a data comemorativa, atualmente nas festas de fim de ano. A abordagem do golpista pode ocorrer no dia do aniversário, Dia dos Pais ou das Mães e atualmente há muitos casos em datas próximas ao Natal. Devido ao aumento de vítimas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou dicas para evitar que consumidores caiam nessa armadilha dos criminosos.
Veja dicas para não cair no ‘golpe do brinde’
► Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou;
► Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e é preciso ter muito cuidado ao preencher qualquer cadastro na internet;
► Não digite a senha do cartão em máquinas com visor danificado ou que não seja possível enxergar o valor que está sendo cobrado;
► No campo da senha devem aparecer asteriscos para que mais ninguém consiga visualizar o código pessoal; caso digite e apareçam números, pare imediatamente a transação;
► Ao fazer compras em apps, desconfie quando receber contatos por telefone ou até mesmo se o entregador se apresentar dizendo que houve um problema e que o valor precisa ser pago diretamente na maquininha para ele – e não no aplicativo, como usualmente é feito;
► Nunca entregue o cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento, pois esse procedimento deve ser feito sempre pelo titular do cartão;
► Ao digitar a senha, garanta que ela não esteja visível para qualquer pessoa ao redor;
► Ative o serviço de SMS e de mensagens de alerta para qualquer transação realizada, disponibilizados pelos bancos. Dessa forma a pessoa consegue saber imediatamente que foi vítima de um golpe;
► No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, notifique imediatamente o banco para que medidas de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso; quanto mais rápido acontecer essa comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor;
► Registre um boletim de ocorrência caso tenha sido vítima de golpe.
Como funciona o ‘golpe do brinde’
O golpista contata a vítima por algum meio, seja de forma virtual ou presencial, diz que ela foi premiada com algum brinde ou presente de natal e solicita dados pessoais antes de ir até a vítima. A vítima pensa que ganhou um presente, fornece os dados e o criminoso vai até o local com o suposto brinde – geralmente chocolates ou perfumes.
Na hora de entregar, ele diz que é necessário pagar o frete e apresenta uma máquina de cartão, que normalmente está com visor quebrado. Sem desconfiar da ação do criminoso, as vítimas digitam a senha sem saber o valor realmente cobrado e acabam sendo roubadas.
Dados que geralmente são solicitados para a aplicação do golpe:
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Registro Geral (RG);
Telefone pessoal;
Endereço;
Fotos de identificação;
Não caia nessa! Caso for informado que ganhou algum brinde, antes de sair compartilhando dados e endereço, cheque a informação para saber se o prêmio realmente existe e se quem está ofertando é confiável.