Além de programas como o Visitando Museus e o Colhendo Saberes na Escola da Natureza, entre os destaques do ano está a inauguração da Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara, no bairro Nogueira
Com uma nova escola inaugurada e muitos programas educativos desenvolvidos, a Secretaria Municipal de Educação teve um 2023 de sucesso. O destaque vai para a participação de todos os mais de quatro mil alunos em atividades pedagógicas voltadas a cada faixa etária.
Em março, foi inaugurada a Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara, no bairro Nogueira. Com instalações modernas, a unidade de ensino tem capacidade para atendimento de até 250 crianças em seis salas de aula, duas salas de descanso para os alunos do tempo integral, dois berçários, brinquedotecas, horta e várias outras instalações inovadoras.
Além disso, a cada mês a Educação coordenou ao menos um programa de aprendizado que complementa as atividades regulares realizadas em sala de aula.
Uma das estreias do ano é o Programa Visitando Museus, que levou cerca de 2,1 mil alunos do Ensino Fundamental a conhecerem museus de São Paulo, sempre de acordo com a classificação indicativa de cada local.
Enquanto as crianças do 1º ano foram ao Museu da Imaginação, onde a criatividade é explorada, as dos 2º e 3º anos tiveram acesso a conhecimentos sobre Ciências no Museu Catavento. Já as dos 4º anos visitaram o Museu da Língua Portuguesa, para um mergulho na língua oficial do Brasil, e as dos 5º anos tiveram uma sensação de pertencimento à história nacional ao embarcar no Museu do Ipiranga.
Já o Programa Colhendo Saberes na Escola da Natureza Francisca Lerario movimentou aproximadamente 3,6 mil alunos do Maternal I ao 5º Ano em aulas-passeio com atividades “mão na massa”; e o Embarcando na Estação Literária levou 3,3 mil estudantes do Maternal II ao 5º ano para participar de programação que inclui contação de histórias, oficinas, dinâmicas, contemplação de exposições, apreciação de curtas-metragens e visita à Biblioteca da Primeira Infância.
A Educação também coordenou a formação Bombeiro na Escola, a Semana Brincante em setembro com brinquedos infláveis no Ginásio Municipal Lázaro Germano para a Educação Infantil e com passeio em um parque aquático para o Ensino Fundamental, e ainda atividades externas que aproximam os pequenos do Meio Ambiente.
Exemplos desta integração com a natureza são o Mirando Guararema, que proporcionou uma aventura no Parque Urbano Municipal Edie Maia da Silva a 2,1 mil alunos, e também a 2ª Festa Literária de Guararema, a FLIG, que além de marcar a reabertura a Ilha Grande, teve entrega de livros para todos os mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino e atividades literárias, musicais e interativas de acordo com cada idade.
Também marcaram 2023 a participação de Guararema no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o lançamento do Programa Descobrindo a Fábrica, que em parceria com a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico leva as crianças em aulas-passeio às empresas do município, e a abordagem lúdica de diversos temas sociais em sala de aula, sempre aliados aos conteúdos programáticos do período, como exercícios relacionados à Consciência Negra, ao Dia Mundial do Meio Ambiente e diversas outras datas.