Político- Especialista em Segurança- Presidente do Rotary Club Suzano Sul- Advogado em Direito Constitucional
JL- Quem é o Major Castro?
Um homem simples, que conquistou seus objetivos com muito estudo e dedicação. Filho do Sr José (im memoria) e Dona Diva (90 anos completados em 20/11/23), nascido em São Miguel Paulista no dia 21/12/1965, sou 0 4º filho de uma família de 05 irmãos, casado há 12 anos com Erika Castro (15 anos juntos) , sou pai de 04 filhos do 1º casamento (Amanda, Vitor, Natalia e Leornado) e dois enteados (Natalha e Lucas), tenho 05 netos (Alice, Fernando, Matheo, Lucca e Ester). Procuro realizar as coisas com correção e sou persistente, acredito em Deus e que nós temos que retribuir ao mundo e às pessoas tudo aquilo que o mundo me propiciou.
JL- Quando decidiu entrar para a Policia Militar?
Em meados de 1983, antes de completar 18 anos, alistei-me na Aeronáutica, sendo que fui dispensado por excesso de contingente. Nossa inspiração para ingressar na Polícia Militar foi meu falecido Tio Nire (ex-guarda civil -Capitão da PM) irmão da minha mãe, exemplo de homem. Sequencialmente, ao completar 18 anos prestei o concurso, em 20/11/1984 ingressei na Policia Militar do Estado de São Paulo.
JL- Fale um pouco de seus trabalhos?
Ingressei como Soldado em 20/11/1984,formando-me em 06/06/1985, neste mesmo ano passei no concurso e tornei-me Cabo, em 1987 passei no Concurso para 3º Sargento, em 1989 fui promovido 2º Sargento trabalhando no Corpo de Bombeiros, sendo um dos precursores do Projeto Resgato no Estado.
Em 1995 ingressei na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, formei-me Aspirante à Oficial em 1998, servindo no 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar – “ROTA” por 5 anos, Comandando Pelotão na função de Tenente, foram anos de muito trabalho protegendo a família paulista e paulistana, neste período conquistamos todas as medalhas de mérito pessoal da Policia Militar.
Em 2003 fui transferido para Suzano, exercendo a função de Oficial de Estado Maior, posteriormente, Comandante Interino da 4ª Cia PM no Miguel Badra, por 4 anos. Fui Policial Militar do Ano, recebendo o Título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados na nossa Suzano em 2005. Em 2016 recebi o Título de Cidadão Suzanense quando já estava na Reserva na função de Major.
Em 10/01/2015 fui promovido a Major, passando para reserva, após 30 anos, 1 mês e 20 dias de Polícia Militar, sendo que no último dia 20/11/2023 completamos 39 anos da Gloriosa Policia Militar.
JL- Como vc imagina o futuro da profissão?
Imagino que a Policia Militar com uma das Instituições de Estado mais importante, pois no próximo dia 15/12/2023 completará 192 anos, e ser Policial Militar, é ser um cidadão com senso de voluntariedade, visando cuidar da segurança das pessoas, em busca da tranquilidade pública. Imagino uma profissão digna e respeitada, por todos aqueles que não querem seus filhos vitalizados por bandidos ou recrutados para o crime organizado.
JL- Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao longo da carreira militar?
Ser Policial Militar é ter imbuído no seu interior princípios de fazer a diferença nas vidas das pessoas, costumo dizer que é um sacerdócio em defesa do cidadão. Os maiores desafios foram combater o crime de frente, defender a vida das pessoas e conseguir sair vivo física e moralmente, após combater o bom combate por mais de 30 anos.
JL- Quais foram suas maiores inspirações ou modelos ao longo de sua carreira militar?
A minha maior inspiração foi o Capitão PM Nire Pereira Costa, meu tio, exemplo de ética, honestidade e trabalho. Procurei sempre basear minhas ações pelos princípios de legalidade e moralidade durante meus anos de trabalho, pois ser Policial é ter o espírito de servir.
JL- Quais são as principais habilidades que você acredita serem essenciais para os militares?
A profissão militar tem aspectos peculiares. Militares altamente qualificados, treinados, motivados, bem equipados e integralmente dedicados à atividade são os critérios da capacitação de qualquer Força Armada, refletindo o desejo da própria sociedade.
Os policiais militares também estão sujeitos a treinamentos regulares para aprimorar suas habilidades técnicas e conhecimentos específicos, como técnicas de abordagem, defesa pessoal, manuseio de armas de fogo, negociação em situações de crise, entre outros.
JL- O governo dá respaldo suficientes aos policiais trabalharem? Dão os merecidos valores ?
Em São Paulo, foram 28 anos de desmando de Governo PSDB, que nunca valorizou a função policial, atualmente, com pouco tempo de Governo Tarcísio as coisas mudaram com a valorização do Policial Militar, tanto financeiramente, com melhorias salariais, mas principalmente, deixando claro que a Polícia é de Estado e lugar de bandido é na cadeia, sendo que aqueles que enfrentarem a Polícia Estadual, devem ser reprimidos com
a força proporcional.
JL- Qual a sua visão da política atual?
Entendo que que um grupo de centro está procurando colocar o Brasil em duas vertentes antagônicas, buscando ser o equilíbrio, na verdade, alguns, são verdadeiros oportunistas.
A política deve ser conduzida, no meu posicionamento, com princípios que respeitam Deus, pátria, família e o liberalismo econômico; tendo como ponto fundamental o fim da corrupção; pois partidos instalaram um modelo de governança corrupta, uma verdadeira “cleptocracia”, ou seja, um Estado governado por ladrões.
Nós temos que escolher nossos representantes, buscando homens honestos, honrados e de bem, fazendo que mude esta realidade, visando preservar nossa família e futuras gerações, principalmente, para manter viva nossa liberdade.
JL- Em Suzano e em nossa região, o que falta para melhorar?
Entendo que em Suzano, deveria ser um modelo para os demais municípios da Região. Temos um Governo do nosso Prefeito Rodrigo Ashiuchi que está fazendo história, como modelo de gestão pública, com avanços nas áreas do desenvolvimento social, econômico e tecnológico. O trabalho promovido pela administração municipal tem colocado Suzano como referência em rankings nacionais e as marcas expressivas fazem com que o município consiga superar grandes capitais brasileiras.
Tenho orgulho da nossa Cidade e ser susanense.
Acredito que nosso Legislativo Municipal, de toda a região, precisa de uma mudança significativa, pois é nítido que o Prefeito Rodrigo Ashiuchi( e outros) conduz com maestria sua Gestão, alguns Vereadores procuram fiscalizar e apoiar as ações do nosso Prefeito, outros apenas seguem o fluxo e querem sair na “foto”. Nós precisamos renovar este quadro, com pessoas melhores qualificadas, substituindo àqueles que não cumprem com suas obrigações é só fizeram promessas.
JL- O que vc fala sobre os trabalhos em conjuntos da GCM com a PM e a Polícia Civil para a comunidade?
A integração das forças de segurança pública é fundamental, pois para o cidadão o que importa é a proteção de seu maior patrimônio, sua família. A sensação de segurança é transmitida com a força de presença destes órgãos. Entendo que todo o planejamento poderia partir de reuniões do Delegado de Polícia, Comandantes da Polícia Militar e Guardas Municipais. Todo as ações operacionais deveriam partir de um planejamento único. Quando eu comandei a 4ª Cia, no Miguel Badra, através de ações deste tipo, denominada ‘POLICIMENTO BAIRRO À BAIRRO”, obtivemos excelentes resultados, sendo escolhida, por vezes como a Cia com melhor produtividade e com redução dos indicadores criminais.
JL- O que você falaria para os jovem que pensam em seguir a carreira de policial militar?
Ser bom filho, ser bom aluno, ser bom Cidadão e amar o próximo. Ter em seu íntimo as manifestações essenciais dos valores militares: patriotismo, civismo, amor à profissão, fé na missão do Policial, espírito de corpo e sempre procurar o aprimoramento técnico-profissional ao ingressar na profissão.