InícioSuzanoSaúde é destaque em 2023 com entregas e 130 mil consultas realizadas

Saúde é destaque em 2023 com entregas e 130 mil consultas realizadas

Entre as principais conquistas estão a UPA do Jardim Revista, que recebeu 105,4 mil pacientes e realizou 174,6 mil procedimentos em todo o ano, e também o Hospital Regional do Alto Tietê

A Secretaria de Saúde de Suzano encerrou 2023 com vários avanços e conquistas para a população. Os destaques foram as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, no Jardim Revista, e o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), na Vila Amorim, bem como a entrega de 12 equipamentos revitalizados, os mutirões de exames de ultrassonografia, mamografia (zerando a fila) e radiografias e as quase 130 mil consultas realizadas nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs).

O balanço da pasta mostra um ano bastante produtivo. De todas as consultas realizadas nos postos, 69.717 foram de Clínica Médica, 28.195 de Pediatria e 31.489 de Ginecologia, totalizando 129.401 atendimentos. A cidade também avançou nas cirurgias eletivas, com cerca de 15 mil.

Algumas importantes unidades de atendimento passaram por reformas e foram entregues em 2023, tais como o Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, no centro, e o Laboratório Municipal, que fica no Jardim Casa Branca e passou a se chamar “Maria Yolanda Miguel Cano Garcia”. Também foi anunciada a ampliação da UBS do Jardim Natal, chegando assim a 100% dos prédios da Saúde reformados pela atual gestão. 

Com relação à UPA do Revista, inaugurada em março, mais de 105,4 mil pacientes foram atendidos no equipamento. Pessoas de todo o Alto Tietê têm procurado o local, com a realização de 174,6 procedimentos, que incluíram exames de sangue e imagem, atendimentos ortopédicos, suturas e curativos.

“A entrega da UPA, sem dúvida, foi o grande feito da Saúde em 2023. Nós conseguimos concluir uma obra que estava há muitos anos parada e que é fundamental para pacientes da região norte. É tão importante que tem recebido pessoas de outras cidades graças ao acolhimento de excelência. Conseguimos reduzir consideravelmente o fluxo de pessoas no Pronto-Socorro Municipal (PS) por conta dela, agilizando os atendimentos também para quem mora no centro expandido”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.

Sobre o transporte sanitário, que é o serviço em que ambulâncias, vans e automóveis são mobilizados para suporte aos diversos pacientes em tratamento dentro e fora de Suzano, houve um crescimento de quase 465% nos atendimentos no comparativo com 2016, chegando à marca histórica de 100 mil viagens realizadas.

No cenário epidemiológico, o destaque ficou por conta da cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano, que saiu dos 75,8% do início de 2022 para 93,8% em 2023. Este fato se deve às ações realizadas aos finais de semana pela Atenção Básica e por meio da vacinação casa a casa: foram 20 sábados de atividades que abrangeram todas as regiões do município.

“Essa atuação mostra que toda a equipe da Saúde está comprometida com o bem-estar do suzanense. Foi um excelente ano, com muitas entregas e obras em andamento. Os números mostram como nossa cidade tem evoluído nos últimos anos. Como complemento desse planejamento, tivemos o acréscimo do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), de extrema importância para internações e exames de imagem, que foi inaugurado pelo governador Tarcísio de Freitas. E logo vamos entregar o Hospital Federal que vai coroar essa grande gestão. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano, Glaucia Paulino/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher