Entre as principais conquistas estão a UPA do Jardim Revista, que recebeu 105,4 mil pacientes e realizou 174,6 mil procedimentos em todo o ano, e também o Hospital Regional do Alto Tietê
A Secretaria de Saúde de Suzano encerrou 2023 com vários avanços e conquistas para a população. Os destaques foram as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, no Jardim Revista, e o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), na Vila Amorim, bem como a entrega de 12 equipamentos revitalizados, os mutirões de exames de ultrassonografia, mamografia (zerando a fila) e radiografias e as quase 130 mil consultas realizadas nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs).
O balanço da pasta mostra um ano bastante produtivo. De todas as consultas realizadas nos postos, 69.717 foram de Clínica Médica, 28.195 de Pediatria e 31.489 de Ginecologia, totalizando 129.401 atendimentos. A cidade também avançou nas cirurgias eletivas, com cerca de 15 mil.
Algumas importantes unidades de atendimento passaram por reformas e foram entregues em 2023, tais como o Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, no centro, e o Laboratório Municipal, que fica no Jardim Casa Branca e passou a se chamar “Maria Yolanda Miguel Cano Garcia”. Também foi anunciada a ampliação da UBS do Jardim Natal, chegando assim a 100% dos prédios da Saúde reformados pela atual gestão.
Com relação à UPA do Revista, inaugurada em março, mais de 105,4 mil pacientes foram atendidos no equipamento. Pessoas de todo o Alto Tietê têm procurado o local, com a realização de 174,6 procedimentos, que incluíram exames de sangue e imagem, atendimentos ortopédicos, suturas e curativos.
“A entrega da UPA, sem dúvida, foi o grande feito da Saúde em 2023. Nós conseguimos concluir uma obra que estava há muitos anos parada e que é fundamental para pacientes da região norte. É tão importante que tem recebido pessoas de outras cidades graças ao acolhimento de excelência. Conseguimos reduzir consideravelmente o fluxo de pessoas no Pronto-Socorro Municipal (PS) por conta dela, agilizando os atendimentos também para quem mora no centro expandido”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.
Sobre o transporte sanitário, que é o serviço em que ambulâncias, vans e automóveis são mobilizados para suporte aos diversos pacientes em tratamento dentro e fora de Suzano, houve um crescimento de quase 465% nos atendimentos no comparativo com 2016, chegando à marca histórica de 100 mil viagens realizadas.
No cenário epidemiológico, o destaque ficou por conta da cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano, que saiu dos 75,8% do início de 2022 para 93,8% em 2023. Este fato se deve às ações realizadas aos finais de semana pela Atenção Básica e por meio da vacinação casa a casa: foram 20 sábados de atividades que abrangeram todas as regiões do município.
“Essa atuação mostra que toda a equipe da Saúde está comprometida com o bem-estar do suzanense. Foi um excelente ano, com muitas entregas e obras em andamento. Os números mostram como nossa cidade tem evoluído nos últimos anos. Como complemento desse planejamento, tivemos o acréscimo do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), de extrema importância para internações e exames de imagem, que foi inaugurado pelo governador Tarcísio de Freitas. E logo vamos entregar o Hospital Federal que vai coroar essa grande gestão. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano, Glaucia Paulino/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano