InícioSuzanoSaúde encerra campanha ‘Fique Sabendo’ com mais 1,8 mil testes realizados

Saúde encerra campanha ‘Fique Sabendo’ com mais 1,8 mil testes realizados

Iniciativa ocorreu durante todo o mês de dezembro e promoveu coletas e orientações relacionadas à prevenção e tratamento contra infecções sexualmente transmissíveis

A campanha “Fique Sabendo”, realizada ao longo do mês de dezembro de 2023 e promovida pelo Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, foi encerrada com 1.878 testes realizados e 204 coletas. A iniciativa ocorreu em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à conscientização, prevenção e necessidade de diagnóstico oportuno de infecções sexualmente transmissíveis. 

No total, foram realizados 601 testes rápidos para a detecção de HIV, 591 de sífilis, 343 de Hepatite B e outros 343 de Hepatite A. Houve ainda 107 coletas de sorologia sífilis e 97 de HIV realizadas. Todos os 24 postos de saúde receberam a ação durante o período da campanha. Além disso, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o SAE/CTA intensificaram a oferta de testagem no período e a iniciativa também contou com um “Dia D”, realizado em 2 de dezembro na estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Já no dia 9 do mesmo mês, um sábado, quatro unidades de saúde abriram para que pudessem receber pacientes.

Além das testagens, foram distribuídos insumos e reforçadas as informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV. Uma vez tendo confirmado o diagnóstico, cada portador recebeu atendimento da campanha, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids. No total, houve cinco casos positivos de HIV, 49 de sífilis (sendo 16 diagnosticados pelo SAE/CTA) e dois de Hepatite C.

“Conseguimos diagnosticar muitos casos em pessoas que não sabiam que eram portadoras do HIV, da sífilis e da Hepatite C. O grande objetivo da campanha foi de iniciar o tratamento rapidamente e impedir a transmissão dessas infecções para outras pessoas. Entendo que cumprimos nosso papel ao detectar, alertar e conscientizar a população que participou”, opinou a coordenadora do Programa Municipal IST/HIV e Hepatites Virais de Suzano, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa.

“Com certeza é um baque para a pessoa que tem o diagnóstico positivo, mas o tratamento feito da forma correta faz com que quem tem o HIV viva uma vida normal como qualquer outra. Por isso é tão importante o diagnóstico: para interromper a transmissão e para o vírus não evoluir para um quadro de Aids. A ciência avançou muito ao longo dos anos para chegarmos a essa situação atual, em que pessoas com o HIV possam viver uma vida longa e com saúde”, finalizou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher