Trinta e quatro creches municipais e subvencionadas participaram no último ano do programa “Pé de Infância”, uma iniciativa da Rede Urban95 em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. A iniciativa faz parte das ações do programa intersetorial da Administração Municipal, Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância e tem o intuito de promover hábitos saudáveis e interações positivas entre adultos e crianças, contribuindo para o desenvolvimento integral dos pequenos mogianos.
O programa é feito com base nos temas “Cantar, Brincar e Contar histórias” com a contação de histórias todos os dias, “Cria na Paz” focado na redução da agressão física, xingamentos e humilhação em crianças e o “Brincar Livre”, que estimula a brincadeira ao ar livre e o contato com a natureza. A iniciativa conta com apoio da Allma Hub Criativo, por meio da Urban95.
Uma das unidades escolares, que aderiram ao programa em 2023, foi o CEIM Srª Thereza Geraldi de Almeida, em Jundiapeba. “O projeto foi desenvolvido com os pais. Divulgamos os vídeos que foram disponibilizados e também buscamos promover debates, tanto na reunião de pais, quanto no próprio conselho da escola”, comentou Marcelo de Souza, diretor da creche.
Um dos pontos destacados por Souza foi o trabalho com o tema “Cria na Paz”, que envolveu os pais da creche. “Foi uma proposta bem interessante de se trabalhar. É um tema relativamente novo para eles e muitos ainda não concordam, mas nós tivemos alguns feedbacks bem positivos de pais que curtiram a ideia.”
Localizado no Centro, o CEI Cidade Mágica II (Centro) também participou da iniciativa. A coordenadora pedagógica da creche, Aline Aparecida Campos Marques Lima, comentou sobre o retorno dos pais. “O projeto foi muito positivo. Nós tivemos alguns pais que nos relataram que devido a forma como foram criados, eles acabavam sentindo mais dificuldade em lidar de forma diferente com os filhos, mas depois das ações realizadas, estão trabalhando nisso. ”
Aline destacou o mesmo tema da unidade de Jundiapeba. “O Cria na Paz veio com uma linguagem mais simples e muito eficiente. Trouxe uma consciência da importância de educar na escuta, na alegria e contando até cinco para respirar e não agir no impulso”.
Arihane de Moraes, mãe do aluno da creche, Christian Jorge Silva, 4 anos, ressaltou a importância da ação. “Essa quebra de paradigmas culturais que a educação respeitosa provoca é uma evolução muito delicada e complicada, dentro e fora de casa. Quem opta por respeitar suas crianças é julgado o tempo todo, em todas as comunidades que frequenta. Então eu fico muito feliz com as ações que estão sendo propostas no ambiente escolar. Isso é um grande avanço.”
O Pé de Infância faz parte do programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância, projeto de política pública intersetorial da Prefeitura de Mogi das Cruzes com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância, em especial à sua primeira etapa (de zero a 6 anos). Lançado em dezembro de 2022, tem diversas ações em andamento na cidade, como os Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que têm como foco a convivência solidária, humanizada e coletiva para os pequenos mogianos. O programa também faz parte do planejamento do Mogi 500 anos, um plano de cidade a médio e longo prazo.