Iniciativa será realizada nas regiões norte e sul do município; projeto oferecerá diversos serviços gratuitos para a população
O projeto “Cidadania Itinerante”, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Suzano, ocorre nesta terça e quarta-feira (16 e 17/01). A iniciativa vai atender o público das 9 às 17 horas nos dois dias, sendo na terça-feira no Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte, localizado na avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta, e na quarta-feira nas dependências do Supermercado Seane, que fica na estrada do Koyama, 10, no Recreio Bela Vista.
O projeto oferecerá serviços gratuitos para a população como agendamento para emissão da 2ª via do RG e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissões de título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito, contas de água e luz, além de Atestado de Antecedentes Criminais.
Também será possível solicitar a primeira ou segunda via do CPF, emitir Carteira de Trabalho Digital, pedir entrada no Seguro-Desemprego, consultar informações no Serasa, registrar boletim de ocorrência, agendar serviços na Receita Federal, entre outros.
Além disso, o público poderá receber orientações sobre vários assuntos de competência da Defensoria Pública do Estado e receber encaminhamento para coordenações, programas e Ouvidoria da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo. Será possível também realizar denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual, identidade de gênero e de intolerância religiosa.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, pontuou que as atividades ofertadas pelo “Cidadania Itinerante” são parte de uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, que visa trazer os serviços para mais próximo da população. “Os trabalhos estarão concentrados em dois pontos da cidade e os munícipes poderão realizar alguns processos que levariam mais tempo em um dia normal. O boletim de ocorrência é um exemplo disso. Este é um projeto para simplificar a vida do cidadão”, destacou Loducca.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano