A gestão de 2024 terá 10 eixos estratégicos, além de Grupos de Trabalho e Conselho dos Fundos Sociais
Os novos coordenadores das Câmaras Técnicas (CTs) do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) tomaram posse nesta quinta-feira (18) durante cerimônia realizada na sede da entidade. Nesta gestão, serão 10 eixos estratégicos que atuarão em diversas áreas para apoiar e subsidiar o trabalho do consórcio, além de Grupos de Trabalho e o Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade. A meta é reforçar a atuação e a representatividade junto aos governos Estadual e Federal, assim como avançar no desenvolvimento integrado.
O presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, ressaltou a importância das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho para desenvolver projetos e discutir os desafios que afetam a região. “Todos os integrantes das equipes enxergam o trabalho do CONDEMAT+ de maneira regionalizada, o que dá mais repercussão para nossas ações. Temos uma grande força política e estamos consolidados com uma população que supera os três milhões de habitantes. Com um trabalho bem fundamentado vamos avançar em vários serviços públicos que já estão em andamento e outros projetos que estão por vir”, reforçou.
A novidade para esse ano é que as Câmaras Técnicas passaram de 14 para 10 e serão, inicialmente, 11 grupos de trabalho. As mudanças foram implementadas para dar mais dinamismo ao trabalho do consórcio. Dessa forma, as Câmaras Técnicas são: Agricultura; Assistência Social e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Urbano; Educação, Esportes; Gestão Ambiental; Gestão Pública; Saúde e Turismo.
Já os grupos de trabalho atuarão nas áreas de Bem-estar Animal; Cultura; Defesa Civil; Drenagem; Finanças; Habitação; Jurídico; Mobilidade; Resíduos Sólidos, Segurança Pública e Segurança Alimentar.
Na apresentação dos novos membros foram apresentados projetos prioritários para cada uma das equipes de trabalho. Entre as metas se destacam ações que estão em andamento, como o Plano Regional de Drenagem, que conta com um aporte de R$ 7,8 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), a continuidade das ações do Protocolo de Intenções com o CREA-SP e a retomada do Sabores do Alto Tietê.
Entre as novidades para 2024, o CONDEMAT+ busca implementar a Casa do Mel, para fortalecer a cadeia produtiva do alimento, a realização da Olimpíada Estudantil de Português e Matemática, uma ação voltada para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), assim como a implantação da Rota Caipira e do Selo Municipal de Inspeção – SIM.
Nos próximos dias os grupos se reunirão para traçar as estratégias, estudos de viabilidade e os planos para serem desenvolvidos ao longo do ano.
Nesta quinta-feira foram empossados os coordenadores titulares e adjuntos, Felipe Almeida (Mogi das Cruzes) e Thiago Severo (Ferraz de Vasconcelos) – CT Agricultura; Fábio Cavalcante (Guarulhos) e Rodrigo do Prado Moraes (Santa Branca) – CT Assistência Social e Direitos Humanos; Odvane Rodrigues (Guararema) e Alcides Leme (Poá) – CT Desenvolvimento Econômico e Inovação; Elvis Vieira (Suzano) e Cláudio Rodrigues (Mogi das Cruzes) – CT Desenvolvimento Urbano; Silvana de Fátima Nascimento (Salesópolis) e Leandro Bassini (Suzano) – CT Educação; Edson Rodrigues dos Santos (Santa Isabel) – CT Esportes; Daniel Lima (Mogi das Cruzes) e Douglas Nepomuceno (Salesópolis) – CT Gestão Ambiental; Caio Vieira (Arujá) e Luan Aparecido de Oliveira (Igaratá) – Gestão Pública; Adriana Martins (Guararema) e Virgínia Leme (Biritiba Mirim) – CT Saúde; e Ricardo Balcone Pereira (Guarulhos) e Fernando César Brandão (Mairiporã) – CT Turismo.
Nos grupos de trabalho já foram empossados os coordenadores, Ana Rosa Augusto (Ferraz de Vasconcelos) – Cultura; Anderson Marchiori (Itaquaquecetuba) – Defesa Civil; Claudete Canadá (Poá) – Drenagem; Caio Vieira (Arujá) – Finanças; Miguel Reis (Suzano) – Habitação; Luan Aparecido de Oliveira (Igaratá) – Jurídico; e Miriam Carrasco (Mogi das Cruzes) – Mobilidade.