Estamos iniciando um novo ano e entre milhares de proposituras que fazemos para a nova etapa que inicia sempre temos as que são ligadas à saúde.
Saúde mental, física, financeira etc. são várias nuances a serem observadas, mas vamos lá, em primeiro lugar o que eu entendo por saúde.
Em uma visão geral e bem ampla saúde é a condição em que conduzimos nossas vidas.
Agora felicidade eu acredito que seja a ausência de doenças e turbações em nossa vida.
Não sentir dores é um bom sinal de que a saúde física está boa.
Não sentir ansiedade; fobias; receios; pressões psicológicas, também é um bom sinal de saúde mental boa.
Não sentir falta de dinheiro e poder obter tudo que precisa, indica uma boa saúde financeira.
Falando em saúde física existe um ponto importante para se conservar “em dia”, o exame médico anual, principalmente um hemograma completo.
Vou destacar só três pontos que escolhi para não me estender demais:
Glicemia, colesterol e função renal.
Uma pessoa com índices glicêmicos em jejum entre 70 e 100 pode se considerar normal, entre 100 e 125 é um pré-diabético e acima de 125 diabético.
Mas existem sintomas que acompanham o quadro e são facilmente reconhecidos, principalmente quando acumulados:
Cansaço e falta de energia; fome frequente; perda de peso; visão embaçada; infecções frequentes; dificuldade de cicatrização; mau hálito; vontade de urinar com frequência, e outros.
O diabetes quando não controlado pode provocar cegueira, necessidade amputações e muitas complicações cardíacas, hepáticas, renais e outras.
O colesterol alto ou Hipercolesterolemia é uma doença silenciosa e que nem sempre apresenta sintomas específicos por isso a necessidade de exames para dosar os níveis:
O ideal é que o HDL (chamado de colesterol bom) seja maior que 40mg/dl, o LDL (chamado de colesterol ruim) seja inferior a 130mg/dl, o triglicérides seja menor que 150mg/dl e o colesterol total seja menor que 190mg/dl.
O maior risco do colesterol, gordura nas veias, é o entupimento de vasos sanguíneos, principalmente no coração e no cérebro, provocando Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto do miocárdio, a necrose de tecidos cardíacos por falta de irrigação sanguínea.
A doença renal crônica tem cinco estágios:
1- (pouca) Funciona bem, porém já apresenta sinal de lesão (proteína ou sangue na urina); TFG (Taxa de filtração glomerular) > 90 ml/min
2- (leve) Leve diminuição da filtração. (apresenta lesão); TFG 60-89 ml/min
3- (moderada) Diminuição moderada da filtração. (Apresenta lesão e alteração laboratorial);TFG 30-59 ml/min
4- (grave) Diminuição avançada da filtração. (Apresenta lesão, Alteração laboratorial e sintomas)TFG 15-29 ml/min
- (FALÊNCIA RENAL) Necessidade de Dialise ou transplante renal.TFG < 15 ml/min
Uma forma de se prevenir é muito simples, beber água. Quanto? Quanto o seu organismo permitir, não precisa exagerar.
E é logico que pratica de atividade física e moderação na alimentação, sem exageros, sempre é recomendado.
A saúde financeira é um capítulo muito complexo, mas, resumindo: não gastar mais do que ganha e tentar guardar o máximo possível.
A saúde mental depende do equilíbrio e da resiliência, mas de forma global é importante que a saúde física e financeira esteja controlada par que os pensamentos sejam positivos e produtivos.
Por isso a base da pirâmide de Maslow, é formada pelas condições fisiológicas e no topo a autorrealização, conceito puramente psicológico.
Eu luto contra o diabetes e uma doença policística renal, e como todo mundo equilibro pratos para pagar as contas e acima de tudo escrevo, essa é a minha receita para manter a saúde mental.
Não sou médico nem tenho graduação na área de saúde, mas tenho certeza que estas dicas, mesmo vindas de um leigo, serão uteis.
Desejo a todos saúde e prosperidade hoje e sempre.
Peço a Deus o todo poderoso que dê pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.
Fábio Ap. Doll de Moraes, Tenente Coronel da Reserva.