InícioSuzanoNúcleo de Acompanhamento aos Servidores completa cinco anos com ação de cuidado

Núcleo de Acompanhamento aos Servidores completa cinco anos com ação de cuidado

Cronograma teve primeira atividade nesta segunda-feira (05/02) com relaxamento e massagem; em meia década, foram mais de 13,3 mil atendimentos
O Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), órgão vinculado à Secretaria de Administração de Suzano, completa cinco anos no próximo domingo (11/02). Em meia década de atuação, a unidade já realizou 13.365 atendimentos aos servidores que procuraram as diversas atividades oferecidas pelo setor.
Para marcar a data, o órgão vai promover durante fevereiro e março as ações da atividade “Promovendo cuidado, fortalecendo quem cuida”. A iniciativa contará com tecnologias a favor da qualidade de vida como relaxamento, massagem, entre outros cuidados. Além disso, o primeiro grupo de servidores, formado por 22 funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Octacilio de Carvalho Schiavi, do Jardim Dona Benta, foi atendido nesta segunda-feira (05/02). A ação contou com as presenças da diretora do NAS, Renata Pires; do diretor médico da Secretaria de Saúde, Diego Ferreira; e da gerente da unidade, Gisleine de Souza.
A princípio, as ações seguirão nas unidades de saúde da cidade até o dia 12 de março e deverão acontecer também com funcionários da Secretaria Municipal de Educação, com cronograma a ser definido. Quatro UBSs receberão o projeto, são elas: Prof. João Olimpio Neto, no Jardim Casa Branca, na terça-feira (02/06); Dr. Isack Oguime, no Parque Maria Helena, na quarta-feira (02/07); José Mariano S. Coutinho Junior, no Jardim Colorado, na quinta-feira (08/02); e Stelina Maria Barbosa, no Miguel Badra, na sexta-feira (09/02).
O trabalho visa dar respaldo psicológico aos trabalhadores municipais, fornecendo acompanhamento técnico e de cuidado por meio de orientação psicossocial individual ou em grupo. Além disso, o projeto começou em fevereiro de 2019 e tem sete funcionários. Ele oferece suporte e orientação sobre tratamento na rede pública e privada de saúde da cidade.
Em 2023, foram realizados 440 encaminhamentos, sendo a maioria para manutenção do tratamento, psicoterapia e avaliações médicas. Além disso, alguns encaminhamentos foram feitos para serviços relacionados a álcool e drogas, esporte, lazer e cultura, e apoio jurídico.
Segundo a secretária municipal de Administração, Cíntia Lira, o trabalho do NAS foi fundamental para ajudar psicologicamente centenas de funcionários que sofreram com o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no último ano. ‘Muitas pessoas ficaram mais sensíveis à pandemia ou sofreram choques nesse período e, por isso, procuraram o NAS, que foi uma ferramenta de apoio muito importante. O órgão foi pensado para respaldar aqueles que fazem a prefeitura funcionar tão bem”, afirmou a chefe da pasta.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou o trabalho e citou a importância da saúde mental. “Lidar com o setor público exige uma série de desafios e, por isso, este equipamento é tão importante para nossa gestão. Além disso, tenho plena confiança na atuação do NAS, pois é ele que apoia o nosso servidor nos momentos mais difíceis. É um órgão dentro da prefeitura que tem pessoas em quem o funcionário pode realmente contar, e que estarão sempre dispostas a ajudar”, finalizou Ashiuchi.
Por fim, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Desenvolve uma série de atividades, como o “Amigo, Isso Aqui’, programa que visa preparar servidores municipais para a aposentadoria. Além disso, o “Aconchego” garante um espaço de cuidado para quem está grávida ou em licença maternidade.
Informe-se sobre o programa “Promovendo cuidado, fortalecendo quem cuida” ligando para o NAS (11) 4745-2152 ou visite o Paço Municipal na rua Baruel, 501, Centro.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher