InícioMogi das cruzesConsulta pública do Plano Mogi 500 Anos ouve a população sobre pactos...

Consulta pública do Plano Mogi 500 Anos ouve a população sobre pactos que guiarão o desenvolvimento da cidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), uma consulta pública que propõe à sociedade participar da avaliação dos oito pactos que irão guiar o desenvolvimento da cidade para os próximos anos. A consulta faz parte do Plano Mogi 500 Anos, um planejamento para o desenvolvimento do município para os próximos 37 anos.
A consulta irá definir as prioridades das mogianas e mogianos para os próximos anos. O objetivo do Plano Mogi 500 Anos é planejar o futuro da cidade e conta com a participação de todos. É possível participar da consulta pelo aplicativo Colab ou pelo site do Programa Participa Mogi até o dia 29 de fevereiro.
Na consulta, é disponibilizado um formulário para preenchimento de dados básicos e, depois de preenchidos, é possível avaliar os oito pactos propostos a partir de uma escala de “1 – Não é importante” a “5 – Muito importante”.

Os pactos são:

  • PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: Ações voltadas à preservação e à recuperação do meio ambiente como matas e rios.
  • ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Atração de novos tipos de negócios e empresas para a cidade além de acelerar o desenvolvimento da economia atual.
  • FOMENTAR HÁBITOS SAUDÁVEIS: Disponibilizar e Incentivar práticas esportivas e saudáveis para todas as idades.
  • REDUZIR DESIGUALDADES: Ações voltadas à qualificação, emprego e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.
  • PREPARAR A PRÓXIMA GERAÇÃO: Melhoria na educação oferecida às crianças e adolescentes.
  • AMPLIAR A MOBILIDADE URBANA: Melhoria na qualidade de tráfego das vias e aumento da oferta de meios de transporte.
  • PROMOVER UM AMBIENTE SEGURO: Promover mais ações voltadas à prevenção de crimes e fortalecimento da sensação de segurança.
  • FORTALECER A CIDADANIA ATIVA: Proporcionar mais espaços para que as pessoas participem ativamente das principais decisões do município.

Sobre o Mogi 500 Anos

Lançado em junho de 2022 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o Mogi 500 Anos está dividido em três etapas: “Diagnóstico: Mogi até Hoje”, “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos” e “Caminhos Estratégicos”. Em setembro deste ano, foi apresentado ao público o resultado da primeira etapa do projeto, que foi o “Diagnóstico: Mogi até hoje”.
Durante esta primeira etapa, a partir do apoio financeiro do Banco de Fomento da América Latina (CAF) e empresas que atuam no município, a SEPLAG realizou várias ações, como o levantamento técnico da consultoria Macroplan, a realização de Grupos de Trabalho Temáticos para discutir a cidade, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.
Esse processo deu origem a ações concretas para o atendimento de demandas, com entregas como a ampliação do Pró-Hiper, a criação do Vagalume, o Programa Viva Jundiapeba, novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, entre outras.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher