A Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), uma consulta pública que propõe à sociedade participar da avaliação dos oito pactos que irão guiar o desenvolvimento da cidade para os próximos anos. A consulta faz parte do Plano Mogi 500 Anos, um planejamento para o desenvolvimento do município para os próximos 37 anos.
A consulta irá definir as prioridades das mogianas e mogianos para os próximos anos. O objetivo do Plano Mogi 500 Anos é planejar o futuro da cidade e conta com a participação de todos. É possível participar da consulta pelo aplicativo Colab ou pelo site do Programa Participa Mogi até o dia 29 de fevereiro.
Na consulta, é disponibilizado um formulário para preenchimento de dados básicos e, depois de preenchidos, é possível avaliar os oito pactos propostos a partir de uma escala de “1 – Não é importante” a “5 – Muito importante”.
Os pactos são:
- PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: Ações voltadas à preservação e à recuperação do meio ambiente como matas e rios.
- ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Atração de novos tipos de negócios e empresas para a cidade além de acelerar o desenvolvimento da economia atual.
- FOMENTAR HÁBITOS SAUDÁVEIS: Disponibilizar e Incentivar práticas esportivas e saudáveis para todas as idades.
- REDUZIR DESIGUALDADES: Ações voltadas à qualificação, emprego e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.
- PREPARAR A PRÓXIMA GERAÇÃO: Melhoria na educação oferecida às crianças e adolescentes.
- AMPLIAR A MOBILIDADE URBANA: Melhoria na qualidade de tráfego das vias e aumento da oferta de meios de transporte.
- PROMOVER UM AMBIENTE SEGURO: Promover mais ações voltadas à prevenção de crimes e fortalecimento da sensação de segurança.
- FORTALECER A CIDADANIA ATIVA: Proporcionar mais espaços para que as pessoas participem ativamente das principais decisões do município.
Sobre o Mogi 500 Anos