Interessadas podem se inscrever até 29 de fevereiro (quinta-feira) e a primeira videoaula está programada para ocorrer no Dia Internacional da Mulher (08/03)
A Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), abre nesta quarta-feira (07/02) as inscrições para o curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), que chega à 12ª edição em 2024. A iniciativa contempla mulheres maiores de 18 anos, de qualquer cidade do Brasil, com uma formação dedicada à promoção da cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos. As interessadas poderão se inscrever até o dia 29 de fevereiro por meio do formulário online disponibilizado em bit.ly/inscricoesplp24.
Para se cadastrar, a interessada deverá informar dados pessoais e de contato, tais como nome completo, cidade e Estado, número de telefone celular (WhatsApp) e e-mail. Desta vez, a fim de traçar e acompanhar o perfil das alunas, a coordenação do curso também solicita informações como idade e estado civil. Após se inscrever, a participante é convidada a entrar no grupo da turma no WhatsApp, o canal principal de comunicação durante o curso virtual.
A formação remota busca capacitar mulheres a identificar direitos e violações, usando o conhecimento adquirido nas aulas como guia para garantir o cumprimento das leis. Isso visa superar e combater discriminações, além de capacitar as participantes a reivindicar os direitos dos cidadãos.
As aulas são ministradas por professores de diversas áreas do conhecimento, como Direito, Saúde e Segurança Pública. Os encontros virtuais podem incluir atividades adicionais, como eventos, oficinas e seminários, com todas as informações e avisos compartilhados no grupo de WhatsApp.
Vale reforçar que as videoaulas serão exibidas por meio do canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).
Este ano, o horário das aulas será reorganizado para quatro meses, de forma a cumprir a legislação eleitoral a que está sujeita a administração municipal. A divulgação das videoaulas será apenas entre março e junho, segundo a coordenadora do curso, Sandra Lopes Nogueira. “Desta vez teremos um intensivo, com os principais conteúdos indispensáveis à formação das Promotoras Legais. Será a oportunidade para que todas as mulheres que ainda não fizeram a formação possam finalmente conhecer o curso, que é um verdadeiro divisor de águas na vida de quem participa”, reforçou.
Já a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, destacou que todas as aulas são ministradas de maneira voluntária pelos professores parceiros. “Este é um curso voltado à cidadania, realizado por pessoas que têm compromisso social de levar mais conhecimento ao próximo. Tratamos de temas atuais e abrimos espaço para o debate de ideias, garantindo uma sociedade mais plural, justa e democrática. Tenho muito orgulho da história que escrevemos até aqui, retomando o curso e anualmente formando centenas de mulheres como cidadãs conscientes, empoderadas e conhecedoras de seus direitos”, finalizou.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano