Na manhã desta quarta-feira (07), a cidade de Arujá sediou o encontro regional entre prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), e da entrega da unidade República Jovem, primeira na história da cidade. Durante a reunião, foi abordado ações na área de assistência social, e, logo após, realizada a entrega da República Jovem, coordenada pelo Condemat, em parceria com o Governo do Estado. Além disso; a unidade inaugurada já está em funcionamento, e atenderá os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Santa Isabel e Suzano, com uma vaga cada.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades que compõem o Condemat, tendo como anfitrião o Prefeito de Arujá, Luis Camargo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedades, Clau Camargo, além do Secretário do Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, gestores e autoridades governamentais que representam o interesse compartilhado entre consórcio, governo do Estado e governo municipal de promover qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos, principalmente dentro da área da Assistência Social.
Mais do que simplesmente fornecer moradia, a implementação da República Jovem é um investimento no desenvolvimento e autonomia integral dos jovens atendidos. Com o acompanhamento de tutores, assistentes sociais e psicólogos, os jovens assumem responsabilidades práticas, como a gestão da casa e a preparação das refeições, para desenvolverem habilidades essenciais para a vida cotidiana, além de terem acesso a encaminhamentos para a rede de benefícios, qualificação profissional e Políticas Públicas, garantindo o suporte socioassistencial necessário.
O prefeito de Arujá enfatizou o compromisso com o apoio integral aos jovens beneficiados pela iniciativa. “Estamos na expectativa de poder colaborar com essa casa, com empregabilidade e com nossos cursos. Do mesmo modo; nós faremos de tudo para dar o melhor atendimento e a melhor estrutura possível para todos os jovens que passarem por aqui”.
Reconhecendo a singularidade de cada história, a República Jovem oferece um caminho seguro, empoderando os jovens para construir projetos de vida sólidos, sem estigmas.
O secretário de Estado ressaltou a importância desse ambiente acolhedor. “Esse sentimento de lar é o que deve prevalecer aqui nesse ambiente. Cada um seguirá sua história, com o apoio do Governo Estadual e dos municípios locais. Nós, que somos gestores públicos, essa é a nossa responsabilidade, cuidar das pessoas e dar oportunidade para que elas possam avançar como cidadãos”.
O secretário estadual se reuniu com prefeitos, incluindo Arujá, antes da apresentação da República Jovem no Parque dos Ipês, Jardim Fazenda Rincão. O evento contou com a presença da primeira-dama, vereadores, vice-prefeito e representantes da região. Além disso; como novidade, a pasta do Estado assegurou estudar a viabilidade de um Bom Prato Móvel para Arujá e região.