Profissional, que até então estava atuando como supervisora-geral da pasta, foi escolhida pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo vice Walmir Pinto para dar continuidade às atividades culturais na cidade
O prefeito Rodrigo Ashiuchi anunciou nesta quarta-feira (07/02) a nova secretária municipal de Cultura. Trata-se da bailarina Márcia Belarmino, que já atuava desde 2021 como supervisora-geral da pasta. Além disso, a profissional foi escolhida para dar continuidade aos trabalhos executados pela secretaria, que estava sendo conduzida por Walmir Pinto, que agora segue com o trabalho estratégico como vice-prefeito.
A decisão foi tomada de forma conjunta e o anúncio foi feito nesta quarta-feira (07/02), durante reunião no Gabinete Principal do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, com a presença do secretário municipal de Governo, Alex Santos.
Na ocasião, o prefeito enalteceu a nova secretária, que, ao lado de Walmir Pinto, promoveu uma série de avanços para o setor. “Tenho certeza de que a Márcia dará continuidade aos trabalhos e realizará uma excelente gestão em prol da Cultura de Suzano, pois tem um histórico de dedicação e de responsabilidade com o que faz. Agradeço também ao Walmir (Pinto) pela parceria e pelo zelo por essa pasta tão importante para nossa administração”, afirmou.
A nova secretária agradeceu pela confiança, comprometendo-se a dar continuidade às ações culturais já em andamento e fortalecer projetos na área. “Eu estava como supervisora-geral e este período como secretária será usado para continuarmos com esse trabalho. Venho para cuidar das atividades e linguagens artísticas, ajudar na organização do aniversário da cidade, entre outras ações. Tenho 53 anos e a dança faz parte da minha vida desde os quatro. Quero contribuir com tudo o que for possível. Já conheço a Secretaria Municipal de Cultura como um todo. Atuo no planejamento desde 2021 e acredito que faremos um grande trabalho”, destacou.
Currículo
Márcia Belarmino tem 53 anos e cursou Pedagogia, mas tem muita intimidade com a dança. É bailarina desde cedo e atuou dando aulas de balé. Coreografou e dirigiu mais de 50 espetáculos de dança em sua trajetória. Além disso, estudou e começou como professora, coreógrafa e remontadora no Centro Internacional de Estudos Coreográficos e Artes da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Tem especialização em metodologia aplicada à dança em Moscou, na Rússia, e em Havana, Cuba.
Em 1993 abriu o Studio Márcia Belarmino, uma escola com foco em formação em dança e preparação de bailarinos para o mercado profissional, nacional e internacional. Além disso, é especialista em balé clássico, tendo formado inúmeros bailarinos que atuam em importantes companhias no Brasil e no exterior, como Ballet da Cidade de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança, Companhia Badisches Staatstheater Karlsruhe e Ballet am Rhein (Alemanha), entre outras.
Atuou na Cultura de Suzano de 1989 a 2005 como instrutora de Artes. Na gestão atual, atuou como coordenadora de Dança e supervisora-geral da secretaria, liderando projetos artísticos para a formação dos cidadãos suzanenses.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano