InícioSuzano‘Consultório na Rua’ completa dez anos com mais de 12 mil atendimentos

‘Consultório na Rua’ completa dez anos com mais de 12 mil atendimentos

Serviço tem garantido assistência para munícipes em situação de rua por meio de equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde
A estratégia “Consultório na Rua” completou dez anos de atuação no município em 22 de janeiro e, por esse procedimento, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura de Suzano contabiliza mais de 12 mil atendimentos realizados somente entre os anos de 2016 e 2023. Os dados entre 2014 e 2015 não foram coletados. A partir de 2018, com a aquisição de uma van, a equipe superou a marca de 2 mil consultas ao ano, especialmente em 2020, com 2.356 ações, e 2023, que fechou com 2.254 atividades.
O “Consultório na Rua”, que acompanha atualmente 161 pessoas, é coordenado pela psicóloga Carolina Jacob e conta com uma equipe multiprofissional composta por uma assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem para realizar de forma itinerante as atividades de articulação do cuidado integral em saúde para as pessoas em situação de rua. A abordagem garante o acesso aos serviços ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a identificação de alguma necessidade, a pessoa é direcionada ao serviços que respondam a sua demanda como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Pronto-Socorro (PS) Municipal, postos de saúde, acompanhamento de pré-natal e planejamento reprodutivo, saúde bucal, dentre outros. O programa também conta com parceria direta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que garante os direitos do cidadão, o inserindo em programas de transferência de renda e de capacitação profissional. Além do acesso aos serviços públicos, as pessoas em situação de rua que são acompanhadas participam de ações especiais que incluem visitas a equipamentos públicos para oferta de atividades culturais, esportivas, educativas e recreativas.
A coordenadora da Raps, Dulce Ramos, afirma que o objetivo é fazer com que o munícipe em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados resgate os valores do autocuidado, possibilitando sua reinserção na sociedade. “São verificados casos de transtorno mental, abuso de álcool e outras drogas, além dos demais diagnósticos. Por meio da relação de confiança entre os profissionais e os pacientes, as equipes dão o apoio necessário para que as pessoas possam gradativamente reatar seus laços com a família e buscar novas perspectivas de vida”, declarou ela.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que a assistência promovida pela pasta vai muito além dos serviços implementados pelos postos da rede municipal. “É motivo de orgulho para Suzano acompanhar este trabalho fundamental que é conduzido pela equipe do ‘Consultório na Rua’. Essa iniciativa permite que possamos ampliar nossa capacidade de atendimento, proporcionando serviços de saúde a este público. Nossas ações especiais também buscam contemplar esses pacientes assistidos pela iniciativa, como foi o caso da campanha ‘Janeiro Branco’, que levou orientações sobre Saúde Mental para cerca de 50 pessoas”, ressaltou Ishi.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher