InícioSuzanoCineteatro recebe evento sobre inclusão de jovens com deficiência intelectual

Cineteatro recebe evento sobre inclusão de jovens com deficiência intelectual

Organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciativa contou com cerca de cem servidores municipais; outros três encontros já estão confirmados
O Cineteatro Wilma Bentivegna recebeu nesta sexta-feira (09/02) o projeto “Inclusão, mais que um direito!”, promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano em parceria com o Instituto Jô Clemente. A ideia da ação é capacitar servidores municipais para atuar em situações de violência ou violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Cerca de cem profissionais assistiram a uma roda de conversa que contou com apresentações, palestras e orientações sobre proteção de direitos.
Os participante trabalham em diversas áreas da administração municipal, incluindo Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além de conselheiros tutelares e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas). O projeto também conta com os apoios do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O tema é abordado em quatro módulos, sendo o primeiro realizado nesta sexta-feira e os demais em encontros programados para ocorrer nos próximos meses.
Os assuntos das futuras reuniões são “Deficiência: um convite para conhecer as diferenças”; “Deficiência Intelectual”, “Crianças e Adolescentes: história, cultura e contextos atuais”, “Família e seus contextos”, “Violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência”, “Prevenção à violência”, “Introdução à política pública e legislações” e “Trabalho em rede: enfrentamento e prevenção”.
Ao final, a capacitação contará com um seminário em que é feita uma análise da realidade municipal voltada ao tema.

Segundo Daniela Mendes do Instituto Jô Clemente, as atividades capacitam os servidores para combater a violação de direitos, principalmente das pessoas com deficiência intelectual, promovendo uma cultura de respeito, inclusão e combate à violência.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, agradeceu a parceria, comemorou a adesão dos servidores e destacou que as atividades ajudarão a aprimorar políticas públicas. “Gostaria muito de agradecer a predisposição de todos para conversar e debater a fim de melhorar ainda mais o nosso entendimento acerca das pessoas que possuem deficiência intelectual e aprimorar nossos serviços públicos. Aqui há trabalhadores da Saúde, da Educação, da Assistência Social e de outras áreas e fico muito feliz pelo comprometimento. Ao final teremos um grande seminário para debater os temas discutidos”, comentou Garippo.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher