Marcados pela segurança, os quatro dias de cortejo de blocos pelas ruas do Centro de Guararema movimentaram moradores e turistas de todas as idades
Os quatro dias de cortejo de blocos pelas ruas do Centro de Guararema movimentaram mais de 40 mil foliões. São moradores e também turistas, pessoas de todas as idades que curtiram, aproveitaram com segurança e se divertiram de maneira saudável, gratuita e respeitosa.
No primeiro dia, sábado (10), quem comandou a festa foi o bloco Arueira, que deixou claro o ritmo animado que se seguiria em todo o período. Já no domingo (11), a folia foi com o bloco Conde de Matutóia, que registrou boa movimentação e agitou a todos com muita música boa, desde marchinhas a temas mais atuais.
Na segunda-feira (12), o bloco Nóis Sofre Mas Nóis Goza é quem deu a letra, e na terça-feira (13), o encerramento com chave de ouro ficou com o Bloco do Cride, com muitas marchinhas tradicionais.
“Foi uma festa muito tranquila. Conseguimos valorizar uma cultura muito tradicional, entregar diversão a todos e também fomentar o comércio local e a rede turística como um todo, já que a cidade esteve movimentada durante todo o período”, avalia o prefeito de Guararema, o Zé, que lembra que este clima vem desde o Pré-Carnaval.
No primeiro fim de semana de fevereiro, as primeiras atividades do gênero foram realizadas. No sábado (3) teve o 6º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Guararema, e no domingo (4) o pré-Carnaval do Conde de Matutóia.
Em todos estes momentos, além dos foliões, estiveram presentes também os colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no apoio da festa, e ainda equipes de segurança em todos os pontos de acesso e acompanhando o cortejo, e também de limpeza, em todos os espaços.
Além deles, estavam de prontidão também os agentes de fiscalização de trânsito, os bombeiros, a Polícia Militar e o Centro de Segurança Integrada (CSI) de Guararema que, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, acompanhou o Carnaval em tempo real com câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos.