InícioRibeirão PìresAssistência Social atualiza informações de entidades junto ao Governo Federal

Assistência Social atualiza informações de entidades junto ao Governo Federal

Cadastro atualizado e concluído é requisito para obtenção de recursos públicos no âmbito do Sistema Único de Assistência Social
Equipe da Comissão de Normas e Regras da Assistência Social que compõem o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, efetuou, recentemente, visitas às entidades para atualização dos registros no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), sistema vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O CNEAS é uma ferramenta de gestão, que armazena informações sobre as organizações e ofertas socioassistenciais com atuação no território nacional. De responsabilidade da administração pública, permite a aproximação entre o Estado e a sociedade civil, possibilitando o acompanhamento do atendimento aos usuários da política e reconhecendo a importância das organizações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Compete aos órgãos gestores municipais e suas equipes técnicas cadastrar e manter atualizadas as informações no CNEAS referente a todas as organizações de assistência social e àquelas que possuam atuação em outras áreas, mas também executem ofertas socioassistenciais, inscritas nos conselhos de assistência social do seu território.
“As informações desatualizadas das entidades podem ensejar em prejuízo a obtenção da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), que confere a imunidade tributária. Esta certificação só pode ser realizada caso estejam com a inscrição no Conselho e CNEAS regular, além de que, possuir o cadastro atualizado e concluído é requisito para as organizações da sociedade civil receberem recursos públicos no âmbito do SUAS”, explicou Ivan Alves Cordeiro, psicólogo responsável pelo Departamento de Vigilância Socioassistencial. Vale salientar que a falta da atualização pode inviabilizar emendas parlamentares.
Ivan explicou, também, que ‘o critério de avaliação essencial é a verificação da especificidade de ofertas socioassistenciais no SUAS como serviços tipificados: habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência; promoção e integração ao mundo do trabalho; assessoramento, defesa e garantia de direitos.
Entre as entidades que receberam visita da Comissão de Normas e Regras da Assistência Social do CMAS estão: Lar Dos Velhinhos – Lar Espirita Dr Adolpho Bezerra de Menezes Labem; Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo – ACESP, conhecida popularmente como Casa da Acolhida; Viva Bem a Idade Que Tem; Associação Sant’Anna Crianças de Ribeirão Pires; Centro de Referência do Idoso (CRI); Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires (APRAESPI), a Associação Ribeirãopirense de Integração Social (Aris) e o Lebem – Espaço Comunitário.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher