InícioAlto TietêMunicípios receberão vacinas da Qdenga na segunda-feira

Municípios receberão vacinas da Qdenga na segunda-feira

Cidades planejam início das campanhas de imunização ao longo da semana

As primeiras doses da vacina Qdenga serão disponibilizadas aos 11 municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) nesta segunda-feira (19). Com os imunizantes em mãos, as cidades farão campanhas de vacinação ao longo da semana, levando em consideração suas estratégias e territórios. A retirada dos imunizantes foi articulada durante reunião virtual promovida pelo Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica (GVE), nesta sexta-feira (16).
Durante a reunião, foi alinhado o planejamento técnico para a distribuição e início das ações de imunização nas cidades contempladas pelo Ministério da Saúde, que preconiza o público-alvo de 10 e 11 anos. Cada cidade fará seu próprio cronograma e montará suas estratégias considerando seu território e plano de distribuição.
Itaquaquecetuba, por exemplo, espera dar start na campanha ainda na segunda-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Suzano, começará a imunização na terça-feira em todas as UBSs. Já Biritiba Mirim e Salesópolis, planejam iniciar as campanhas entre quinta e sexta-feira nas escolas e disponibilizar as doses na semana seguinte nas UBSs.
No encontro, que reuniu técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e representantes das cidades, foram passadas as instruções para promover a imunização, incluindo as regras para armazenamento, manipulação e aplicação das doses, procedimentos descritos na Nota Técnica do Ministério da Saúde.
A região do CONDEMAT+ é a primeira do Estado a receber as vacinas Qdenga. De acordo com o Ministério da Saúde, foram encaminhadas 79.416 doses do imunizante, nas quais: Arujá (2.343); Biritiba Mirim (821); Ferraz de Vasconcelos (4.994); Guararema (800); Guarulhos (34.270); Itaquaquecetuba (10.960); Mogi das Cruzes (12.143); Poá (2.834); Salesópolis (419); Santa Isabel (1.423) e Suzano (8.409).
Juntas, as 14 cidades do CONDEMAT+ registram do início de janeiro até agora mais de 3,8 mil casos confirmados da doença com um óbito registrado em Guarulhos.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher