InícioSuzanoVacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos começa...

Vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos começa na próxima terça

Campanha segue até sexta-feira (23/02), das 8 às 16 horas, nos 24 postos de saúde de Suzano; a estimativa é vacinar mais de 8 mil crianças nesta etapa
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima terça-feira (20/02) a campanha de vacinação contra a dengue com o imunizante QDenga. A vacinação ocorrerá até sexta-feira (23/02), das 8 às 16 horas, em todos os 24 postos de saúde da cidade. Neste primeiro momento, o público-alvo será de crianças entre 10 e 11 anos.
Para receber o imunizante, é preciso que elas estejam acompanhadas de um responsável e apresentem documento pessoal e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para serem vacinadas, meninas de 11 anos que já tiveram menarca (primeira menstruação) devem informar qual a data do último fluxo. Além disso, tanto para meninos quanto para meninas, são requisitos não ter contraído dengue nos últimos seis meses; não ter apresentado doença febril aguda nas últimas 24 horas; não ser uma criança imunodeprimida que tenha HIV sem tratamento; e não realizar tratamento de quimioterapia ou fazer uso de medicamentos imunobiológicos.
A secretaria irá retirar os frascos da vacina na segunda-feira (19/02) no Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, em Mogi das Cruzes. Para os quatro dias de campanha, a pasta estima administrar a dose em 8.409 crianças.
O imunizante QDenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foi incorporado em 22 de dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde ao SUS, colocando o Brasil na posição de primeiro país a oferecer o imunizante no sistema público universal. De acordo com a farmacêutica, a vacinação não será feita em larga escala por conta da capacidade restrita de produção do imunizante.
O diretor-médico da Secretaria de Saúde, Diego Ferreira, mostrou confiança e ressaltou que a vacina reduzirá o número de casos da dengue diante do cenário epidemiológico crítico que o País vive no momento. “Estamos tendo uma crescente nos casos da doença, isso é inegável. A vacina vai diminuir os casos graves em crianças, que são as maiores vítimas de complicações. Todo o cuidado com focos e criadouros é pouco, mas a vacina é um grande passo para evitarmos mortes de crianças. É sempre importante lembrar que 70 a 75% dos criadouros e, consequentemente, a contaminação, ocorrem na própria casa ou rede vizinha”, destacou Ferreira.
O secretário Pedro Ishi convocou os responsáveis a levarem os filhos aos postos de saúde e aproveitou para pedir para que os pais atualizem a caderneta de vacinação. “É um momento em que precisamos adotar cautela com os casos de dengue e a vacina surge como uma grande ferramenta nessa luta diária que estamos travando com o Aedes aegypti. Peço para que os responsáveis levem as crianças para se imunizar e aproveitem para completar o que falta na caderneta. Juntos vamos vencer essa doença”, afirmou Ishi.
‘Semana D’
Com a dengue sendo tema central da Saúde neste momento, o diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, participou nesta sexta-feira (16/02) do lançamento da “Semana D” de combate ao mosquito transmissor. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), com a Defesa Civil do Estado, que visa traçar estratégias a serem promovidas pelas cidades nos próximos dias.
A ideia, lançada na área da unidade de saúde Pró-Hiper, no bairro Mogilar, em Mogi, é promover ações simultâneas nos municípios que integram o consórcio. Entre elas estão campanhas de conscientização, vistorias, visitas em residências e espaços públicos visando identificar e eliminar focos e criadouros.
A ação contou com a presença de representantes das prefeituras que integram o Condemat e das defesas civis municipais. Wenzler reforçou o compromisso de Suzano e disse que o trabalho integrado não só fortalece essa corrente, como também alivia o sistema de saúde. “Com todas as cidades participando, nós vamos alcançar mais pessoas e, consequentemente, aumentar a proteção e promover a redução no número de pacientes nas unidades de saúde de todas as cidades. Agradeço aos demais municípios e à Defesa Civil do Estado pela iniciativa. É um trabalho conjunto que tenho certeza que dará resultado”, afirmou o diretor.

Créditos das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher