InícioSuzanoMais de 500 crianças são vacinadas contra a dengue no primeiro dia...

Mais de 500 crianças são vacinadas contra a dengue no primeiro dia de campanha

Secretaria de Saúde de Suzano prosseguirá com a aplicação da primeira dose no público com 10 e 11 anos até sexta-feira (23/02)
A Prefeitura de Suzano iniciou nesta terça-feira (20/02) a campanha de vacinação contra a dengue nos 24 postos da rede de saúde municipal para moradores com 10 e 11 anos. Neste primeiro dia, 524 crianças receberam a primeira dose. A imunização de pessoas nesta faixa etária segue até sexta-feira (23/02).
O evento que deu início à vacinação contra a dengue em Suzano ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna e contou com a participação de autoridades, incluindo o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, além de cinco crianças que deram a largada na campanha. A primeira a receber a imunização foi Arthur Bodê de França, de 11 anos, morador do bairro do Sesc, na região norte. A mãe, a professora Angela Cristina Bodê de França, destacou a felicidade de ver o filho receber a aplicação. “É um alívio ver ele sendo vacinado. Me preocupo muito e saber que ele está recebendo a primeira dose me dá uma sensação de paz”, afirmou.
Além de Arthur, também foram imunizados no evento desta terça-feira Yago Augusto Almeida Pena, de 10 anos, do Recanto São José; os irmãos Erick Yuri Bassi Gebin e Ângelo Gabriel Moraes de Oliveira, de 10 e 11 anos, moradores do Jardim Suzanópolis; e Yasmin Takayama de Sousa, de 10 anos, da Vila Amorim.
A vacinação para moradores com 10 e 11 anos com a vacina QDenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, ocorrerá em duas etapas. A primeira, que ocorre até o final desta semana, visa imunizar 8.409 pessoas desta faixa etária. Após esta aplicação, as crianças devem aguardar 90 dias para receber a segunda dose, que será enviada pelo Ministério da Saúde para completar o esquema vacinal.
O diretor médico da Secretaria de Saúde, Diego Ferreira, relembrou o surto de dengue ocorrido em 2016 no Brasil para explicar a fase complexa que o País vive com a doença e destacou as ações adotadas para controlar os casos na cidade. “Este cenário está lembrando muito o período em que tivemos o ‘boom da dengue’, e o momento é compatível com o ‘El Niño’, quando temos dias mais quentes e períodos de chuva mais intensos. Isso facilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti. São números bem parecidos aos daquela ocasião e por isso montamos um comitê de enfrentamento à dengue. Gostaria de parabenizar o pessoal do (Setor de Controle de) Zoonoses que trabalha incansavelmente. Estamos com um carro de nebulização e provavelmente essa semana ou a próxima teremos outro para fazer dois bairros de manhã e dois à tarde. Tudo isso para frear o mosquito”, afirmou.
Já o secretário Pedro Ishi citou o decreto 10.019 publicado na última quarta-feira (14/02) que estabeleceu o “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” em razão dos casos. “O município estabeleceu este cenário por conta dos números que vinham crescendo com relação à dengue. Entramos agora em uma nova fase e sei que Suzano vai dar o exemplo e fazer a vacinação em peso, como foi com a covid-19 (novo coronavírus), e isso vai dar muito certo. A gente precisa do auxílio de toda a população para que todos os responsáveis de cada casa façam inspeções para prevenirmos a proliferação do Aedes”, pediu o secretário.
Para Ashiuchi, esta terça-feira foi uma data emblemática, já que o início da vacinação ocorreu no mesmo lugar onde, há quase quatro anos, a cidade se mobilizava para iniciar a imunização contra o novo coronavírus. “É um dia especial porque neste mesmo lugar iniciamos o combate à Covid-19. Suzano foi referência na Virada da Vacina e agora estamos iniciando esse processo, que é o início da segunda etapa do combate à dengue. Já temos uma certa estabilização dos casos e estamos iniciando uma redução. Se cada um cuidar da sua casa, da calçada, dos lugares próximos, teremos uma queda significativa no número de casos”, discursou o prefeito.
O evento também contou com as presenças dos secretários municipais de Governo, Alex Santos; de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva; e de Comunicação Pública, Paulo Pavione; além deles também participaram da abertura oficial o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa; os vereadores Artur Takayama; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; e José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; o coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Foganholi; a coordenadora do Setor de Controle de Zoonoses, Priscila Arap; a diretora-administrativa da Saúde, Margarida Mendes; o coordenador de Vigilância Epidemiológica, José Landim; a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Joyce Moreira; e a presidente do Conselho de Saúde, Cleide Tomioka.
Imunização
Para realizar a vacinação, basta o munícipe se dirigir a uma das 24 unidades de saúde da cidade acompanhado de um responsável, das 8 às 16 horas, portando comprovante de endereço, documento pessoal e cartão SUS.
Para serem vacinadas, meninas de 11 anos que já tiveram menarca (primeira menstruação) precisam informar a data do último fluxo. Além disso, tanto para meninos quanto para meninas, são requisitos não ter contraído dengue nos últimos seis meses; não ter apresentado doença febril aguda nas últimas 24 horas; não ser uma criança imunodeprimida que tenha HIV sem tratamento; e não estar realizando tratamento de quimioterapia ou fazer uso de medicamentos imunobiológicos.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher