Em evento aberto ao público na Ilha Grande no último sábado (24), a conquista do 1º lugar no ranking do Programa Município Verde Azul foi compartilhada pela Prefeitura de Guararema com todos os munícipes
Uma cidade que cuida da fauna, da flora e das águas. Uma cidade que preserva a natureza, que se preocupa com a sustentabilidade. Assim é Guararema, 1º lugar no ranking do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo. E essa conquista, que é de todos os moradores, foi compartilhada em um evento aberto ao público no último sábado (24).
A partir das 9 horas, a Ilha Grande teve diversas atividades ambientais, todas simultâneas, como em uma grande feira, uma grande celebração. Da ponte que dá acesso ao local, por exemplo, foi possível acompanhar a limpeza do Rio Paraíba do Sul com a equipe de canoagem da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. E antes deste ponto, na Praça Lydia Custódio Dominguez, estavam as atividades voltadas aos pets.
Com destaque para a feira de adoção de animais, que contou com o programa de adoção Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, e também ONGs e protetores individuais, o evento teve cadastro para castração gratuita e aplicação de vacina antirrábica sem necessidade de agendamento. Além disso, uma “barraca do lambeijo” foi instalada para que os tutores pudessem eternizar o momento com seus melhores amigos.
Já dentro da Ilha Grande, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) estava completamente decorado para receber os estandes dos institutos Itaquareia, com detalhes da área de mineração e ações socioambientais; Abepoli, que levou muitas informações sobre abelhas nativas; Suinã, com atividades de educação, pesquisa, sensibilização e biodiversidade; e ainda a Escola da Natureza “Francisca Lerario”, da Secretaria Municipal de Educação.
“A conquista do 1º lugar no ranking do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, é de todos nós. É dos servidores municipais, é dos moradores. É de todos que contribuem para que nossas águas sejam limpas, para que nosso ar seja puro, para que nossas áreas verdes sejam preservadas, bem cuidadas. Uma Guararema sustentável, de olho no futuro e preocupada com o meio ambiente. É o que estamos celebrando”, disse o prefeito de Guararema, o Zé.
Além do prefeito, também estavam no palco o vice-prefeito Odvane Rodrigues; os vereadores de Guararema; o secretário municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, Evail Gonçalves; o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Guararema, Leandro de Leon; e autoridades como a superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, Mara Ramos.
“Nosso trabalho é melhorar a qualidade e vida das pessoas. O que fazemos em Guararema é cuidar de gente, da nossa gente. E por isso estamos fazendo três ciclovias, o que é muito importante para o meio ambiente, estamos limpando o rio Paraíba do Sul e construindo um píer e também uma nova ponte sobre ele, finalizando a obra de cinco escolas e um hospital, reformando as Unidades de Saúde, construindo um prédio que vai abrigar a Apae e muito mais”, continua o prefeito Zé,
Outras autoridades participaram do evento, como o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios Do Alto Tietê (Condemat+) e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; o secretário executivo do Condemat + e ex-prefeito de Guararema, Adriano Leite; o gerente da Sabesp Vale do Paraíba, Zemicindo Miguel Mendesl; e o secretário Estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, na oportunidade representado por Fábio Faquim.
Além deles, também participaram, em vídeo, o deputado federal Marcio Alvino e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado, que parabenizaram os munícipes e todos os envolvidos.
“Guararema vem subindo no ranking do Programa Município VerdeAzul, e a conquista do 1º lugar é resultado de uma sucessão de boas gestões. Estamos colhendo frutos e dando continuidade a decisões assertivas tomadas por pessoas como os deputados André do Prado e Marcio Alvino”, concluiu o prefeito Zé, para na sequência assinar um projeto de lei que foi encaminhado à Câmara Municipal e prevê a criação de três novas Unidades Ambientais Municipais (UAs) nos bairros Itaoca, Itapema e Capoeirinha.