Sem dúvidas, qualquer pai ou mãe de pet adora agradar os seus bichos de estimação com os mais variados itens e atividades.
Contudo, alguns produtos, por mais populares que sejam, representam um certo risco para a saúde dos animais. Vamos juntos descobrir os brinquedos perigosos para cachorros e gatos?
Brinquedos com fios
Os fios representam um grande risco para a saúde dos bichinhos, especialmente pela anatomia da língua dos gatinhos, que contém espículas.
Os fios podem ficar presos nas espículas, de forma que o gato não os consiga engolir. Nisso o tutor pode tentar puxar e acabar causando uma laceração no intestino, o que é super arriscado.
Brinquedos com penas
As varinhas com penas que normalmente chacoalhamos para chamar a atenção dos gatos também podem ser perigosas: As penas são atrativas pois simulam a presa, todavia, alguns felinos tendem a ingeri-las.
As consequências são as mesmas dos brinquedos com fios: obstrução intestinal e vômitos em excesso.
Brinquedos perigosos para cachorros
Mordedores
Mordedores do tipo “casco” ou “chifre bovino”, e até mesmo os de nylon, podem trazer sérios riscos à saúde dos cachorros (especialmente os filhotes).
O problema é que, devido à intensidade do ato de roer, alguns animais podem sofrer fratura dentária: “Para evitar esse problema, preste atenção no porte de seu cão: se ele for maior, materiais mais duros como o nylon são aceitáveis. Agora, se ele for de pequeno porte (ou filhote), é essencial pensar em materiais macios”, recomenda.
Ossos mastigáveis
Os ossos mastigáveis feitos de raspa de couro. Além de serem muito tóxicos (alguns chegam a conter reagentes como soda cáustica e amônia) eles também geram um alto risco de obstrução intestinal, já que o organismo não consegue processá-los.
Uma alternativa são os ossos de nylon que, se bem utilizados, apresentam bem menos riscos por serem atóxicos. Só fique de olho na saúde bucal do pet: se ele estiver com os dentinhos frágeis, pode sofrer fraturas dentárias.
Macaquinhos de pelúcia
Muito populares nos mercados de pet, os macaquinhos de pelúcia tendem a ser dilacerados pelos cachorros. É nessa hora, infelizmente, que os bichinhos engolem a espuma presente no interior do brinquedo.
“Além de causar obstrução, também pode provocar gastrite, pois a espuma irrita a mucosa do estômago”, pontua.
Como garantir que seu pet brinque com segurança
Independente do brinquedo, quase todos podem representar um risco para o seu bichinho, em menor ou maior grau. Portanto, o ideal é que eles eles sempre brinquem com a sua supervisão.