Uma cidade que cuida da fauna, da flora e das águas. Uma cidade que preserva a natureza, que se preocupa com a sustentabilidade. Assim é Guararema, 1º lugar no ranking do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo. E essa conquista, que é de todos os moradores, foi compartilhada em um evento aberto ao público no último sábado (24).
A partir das 9 horas, a Ilha Grande teve diversas atividades ambientais, todas simultâneas, como em uma grande feira, uma grande celebração. Da ponte que dá acesso ao local, por exemplo, foi possível acompanhar a limpeza do Rio Paraíba do Sul com a equipe de canoagem da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. E antes deste ponto, na Praça Lydia Custódio Dominguez, estavam as atividades voltadas aos pets.
Com destaque para a feira de adoção de animais, que contou com o programa de adoção Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, e também ONGs e protetores individuais, o evento teve cadastro para castração gratuita e aplicação de vacina antirrábica sem necessidade de agendamento. Além disso, uma “barraca do lambeijo” foi instalada para que os tutores pudessem eternizar o momento com seus melhores amigos.
Já dentro da Ilha Grande, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) estava completamente decorado para receber os estandes dos institutos Itaquareia, com detalhes da área de mineração e ações socioambientais; Abepoli, que levou muitas informações sobre abelhas nativas; Suinã, com atividades de educação, pesquisa, sensibilização e biodiversidade; e ainda a Escola da Natureza “Francisca Lerario”, da Secretaria Municipal de Educação.
“Garrema vem subindo no ranking do Programa Município VerdeAzul, e a conquista do 1º lugar é resultado de uma sucessão de boas gestões. Estamos colhendo frutos e dando continuidade a decisões assertivas tomadas por pessoas como os deputados André do Prado e Marcio Alvino”, concluiu o prefeito Zé, para na sequência assinar um projeto de lei que foi encaminhado à Câmara Municipal e prevê a criação de três novas Unidades Ambientais Municipais (UAs) nos bairros Itaoca, Itapema e Capoeirinha.