Nesta semana a Prefeitura aplica inseticida em ruas de bairros da Região Norte e adere à campanha “Dia D contra dengue”, do Governo do Estado de São Paulo
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com diversas ações de combate à dengue. Uma delas é o “carro do fumacê”, que volta às ruas da cidade, desta vez em bairros da Região Norte, entre quarta (28) e sexta-feira (1º de março).
A ação consiste na nebulização de ruas dos bairros Colônia, Jardim Dulce, Paratei e Jardim Luiza a partir das 16 horas com um produto que não é prejudicial à saúde humana ou à dos animais, mas que é eficiente contra o mosquito da dengue.
Além disso, Guararema – que está em “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico” em razão da dengue, conforme do decreto municipal 4437, publicado em 9 de fevereiro – aderiu à campanha do “Dia D contra dengue”, proposta pelo Governo do Estado de São Paulo para sexta-feira (1º de março).
Estão sendo, portanto, intensificadas também outras ações de combate à dengue. Exemplos são a vacinação do público de 10 a 11 anos, que continua sendo realizada nas escolas da Rede Municipal de Ensino, nas crianças cujos pais concederam autorização prévia, e também nas Unidades de Saúde (Unidade Temporária de Saúde no Paratei, na Avenida Paratei, 365, e Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População – Cesap, na rua Dr. Armindo, 567, no Nogueira) das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
Também segue sendo realizada nebulização de residências em localidades em que há casos confirmados de dengue, e haverá ainda duas passeatas de conscientização com alunos e profissionais da Educação de Guararema.
Na primeira passeata participarão os estudantes, professores e gestores da Escola Municipal “José Benedito dos Santos”, do bairro Ipiranga. E a segunda terá a equipe da Escola Municipal “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini”, do Itapema. Em ambas as ocasiões, tanto no período da manhã como durante a tarde na sexta-feira, serão disseminadas mensagens com orientações preventivas, sobre como se proteger do mosquito Aedes aegypti não deixando água parada em nenhuma hipótese.
Este trabalho se complementa às atividades de prevenção e orientação realizadas diariamente e constantemente pela Secretaria Municipal de Saúde, que faz visitas nas residências de todo o município para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A divulgação de informações sobre os perigos da dengue e os sintomas da doença também é realizada nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Guararema e por meio de folders distribuídos em casas, empresas e Unidades de Saúde do município.