Atividades têm como objetivo ampliar o acesso de educadores a políticas de inclusão nas unidades escolares a fim promover um ensino de maior qualidade
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), participa no próximo mês do projeto “Palestras Inclusivas – Transmitir para Transformar e Incluir”, uma iniciativa da Fundação Dorina Nowill, viabilizada pelo governo paulista, que tem como objetivo ampliar o acesso de educadores a políticas de inclusão escolar, promovendo um ensino mais adequado e de maior sucesso.
A atividade é aberta a todos os professores e gestores da rede municipal e contará com quatro palestras on-line a profissionais vinculados a escolas de todo o Estado. As reuniões acontecerão sempre às quartas-feiras, das 19 horas às 20h30, abordando os seguintes assuntos: “Identificando o aluno com deficiência visual”; “Tecnologias assistivas: recursos ópticos e não-ópticos”; “Audiodescrição na escola”; e “Principais causas e características da deficiência visual”.
A iniciativa como um todo ocorre até novembro, sempre com quatro reuniões mensais, porém, para cada mês, haverá uma nova rodada de inscrições. Os docentes vão utilizar um link para acesso ao curso e, no final das atividades, receberão um certificado de participação.
Para acompanhar as palestras de março, o docente pode acessar a página virtual bit.ly/palestrasinclusivas e preencher um formulário com nome, e-mail de contato, telefone, cidade onde mora e confirmar se é educador do Estado de São Paulo. Após completar o cadastro, basta aguardar a equipe do instituto verificar se o solicitante atende aos requisitos. Caso sim, o educador receberá um e-mail informando o status da inscrição.
De acordo com o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, o objetivo é fazer com que os profissionais da pasta levem o aprendizado para as escolas municipais, principalmente para a sala de aula, de maneira que simplifiquem o processo de inclusão das crianças. “Essa atividade é mais uma forma de entregar aos docentes da nossa rede capacitação para um assunto tão importante, que é a inclusão nas escolas. Tudo o que vem neste sentido de agregar pode ser usado e a Fundação Dorina Nowill faz um grande trabalho. Nossos professores com certeza sairão mais preparados para lidar com essa temática”, afirmou Bassini.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano