InícioItaquaquecetubaNo mês da mulher, Itaquá celebra conquistas e destaca projetos de empoderamento...

No mês da mulher, Itaquá celebra conquistas e destaca projetos de empoderamento feminino


Iniciativas buscam acolher e dar auxílio para que as mulheres tenham mais autonomia
O mês de março é uma oportunidade para celebrar as conquistas em prol dos direitos das mulheres em Itaquaquecetuba. Isso inclui ações e projetos importantes, como novos equipamentos e oferta de serviços.
Para melhor atender a população, a sede da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania mudou de endereço. Na ocasião, também foi inaugurado o Centro de Referência de Direitos Humanos, que oferece atendimento especializado contra qualquer tipo de violação.
Além disso, a van Cidadania Móvel está diariamente nos bairros com uma série de serviços, como agendamento para primeira e segunda via de RG e CNH ou para mudança da zona eleitoral, segunda via de contas consumo, atestado de antecedentes criminais, consulta ao SERASA/SPC e registro de boletim de ocorrência.
Outra conquista é o abrigo sigiloso para mulheres vítimas de violência doméstica, que dá suporte temporário para elas e seus dependentes. O equipamento protege e busca reinserir a mulher na sociedade por meio de um plano de trabalho individual que a auxilia a superar suas vulnerabilidades.
Com 90% da obra concluída, Itaquá também ganhará em breve uma Casa da Mulher para acolhimento, qualificação, suporte jurídico e psicológico às mulheres. A população conta ainda com a Patrulha Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal) e com a Delegacia da Defesa da Mulher (DDM).
Já o Prêmio Mulheres em Evidência, realizado sempre no dia 8 de março após indicação e voto popular, celebra mulheres de destaque em sua área de atuação e eleva o empoderamento feminino. “Temos muito a comemorar com os avanços, seja na proteção, auxílio ou no empoderamento feminino. Conquistaremos muito mais para a cidade”, destacou a chefe da pasta, Hadla Issa.
Para contemplar a comunidade escolar municipal e estadual, surgiu o Núcleo de Atenção à Mulher na Educação (NAME), iniciativa que busca identificar vulnerabilidades e agir em prol de preservar os direitos das estudantes. Já o Fundo Municipal da Mulher, sob coordenação do Conselho da Mulher, desenvolve projetos e ações.
A secretaria também promove capacitações em empreendedorismo, culinária, artesanato e de diarista para ajudá-las a alcançar autonomia financeira, assim como a Feira da Mulher Empreendedora dá prosseguimento e permite que elas coloquem em prática o que aprenderam, expondo seus produtos na feira que acontece periodicamente no centro da cidade.
“Tivemos conquistas históricas em prol dos direitos das mulheres na cidade. Isso nos impulsiona a seguir trabalhando ainda mais por políticas públicas em defesa do público feminino”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher