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Estado anuncia criação de complexo viário com alças do Rodoanel na SP-66 e na avenida Brasil

Secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ao lado do prefeito Rodrigo Ashiuchi, assinou projeto executivo da obra; evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/03), na sede do Condemat

Em reunião realizada nesta quinta-feira (14/03), na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Mogi das Cruzes, o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, assinou o projeto executivo para a construção do “Complexo Viário do Alto Tietê”, que inclui a implantação de alças de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21) em Suzano, a adequação das vias no entorno, a construção de uma passarela acessível para pedestres e outras alterações na malha viária da região. A apresentação contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e de várias lideranças locais.
A execução do projeto tem até 12 meses para conclusão e deve custar cerca de R$ 30 milhões, sendo sucedida pelo início das obras, previsto para 2025. Os trabalhos de implantação do complexo ficarão sob responsabilidade da Concessionária SPMar e contarão com um aporte do governo do Estado. A proposta também inclui a adequação da rotatória próxima ao limite entre Suzano e Poá, na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), e a criação de pistas marginais no Rodoanel, para melhorar o fluxo de veículos após a criação do complexo.
A alça será implantada na avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, passando por cima da Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e criando um corredor com a avenida Senador Roberto Simonsen, que ajudará a ligar o anel viário a bairros do centro expandido da cidade, como Jardim Casa Branca, Jardim Márcia, Jardim Imperador, entre outros.
Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário Benini explicou como foi o processo até chegar na assinatura do projeto executivo e o que levou o governo do Estado a pensar em um complexo viário, ao invés de somente na implantação da alça de saída. “A primeira fase para conseguirmos incluir é a execução do projeto executivo. Tivemos uma reunião no mês passado em Suzano para definir todas as ligações necessárias. Se fizéssemos só uma alça, o tráfego iria ficar impossível em Suzano e em Poá, então surgiu a ideia de um complexo viário com várias ligações, construção de pista marginal no Rodoanel e várias alças, além de um novo acesso para Suzano pela avenida Brasil. É um complexo que vai facilitar muito a vida de todo o Alto Tietê. Apesar de termos 12 meses de execução do projeto executivo, esperamos começar alguma parte da obra já neste ano”, afirmou o secretário.
O presidente da Alesp destacou a felicidade de ver o Alto Tietê recebendo mais um grande investimento e reforçou que o complexo vai melhorar significativamente o trânsito para quem está em Suzano e Poá e trazer melhorias para a economia das cidades. “Este foi o anúncio de maior investimento dos últimos anos para a nossa região. Esses projetos vão destravar os investimentos no Alto Tietê. A região tem uma grande importância de produção no Estado. Há muitos anos não temos uma obra estruturante desta forma. Precisamos nos preparar para o futuro”, afirmou o deputado André do Prado.
Emblemático
A construção da alça será um marco para Suzano. Ao longo de toda a gestão, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lutou arduamente pela sua implantação, principalmente em razão do ganho econômico e turístico que deverá trazer. O Trecho Leste do Rodoanel foi entregue em 2014 pelo governo do Estado com apenas a alça de acesso para ambos os sentidos, instalada na avenida Major Pinheiro Fróes. 
Assim, o motorista que transita hoje no sentido Suzano-Poá da via consegue acessar o Rodoanel em direção ao Trecho Norte, que ainda está em obras. Já no sentido oposto (Poá-Suzano), o acesso direciona para o Trecho Sul. 
Com isso, desde a entrega do Trecho Leste, o condutor que utiliza o Rodoanel não consegue sair em Suzano, precisando se deslocar para municípios como Mauá e Itaquaquecetuba para, assim, conseguir deixar o anel viário e acessar o trecho urbano destas cidades. 
Ashiuchi parabenizou os prefeitos que lutaram pela alça e afirmou que o complexo vai trazer desenvolvimento e riqueza para a região. “A alça do Rodoanel é uma luta de muitos anos do Condemat. Essa vinda do secretário para cá é uma das mais esperadas. Esse projeto vai trazer desenvolvimento, as empresas vão ter um acesso mais rápido para a nossa região. A união de todos, independentemente de partido e de disputa, é fundamental para trazer riqueza ao nosso Alto Tietê. Quem ganha hoje são os mais de três milhões de habitantes que o nosso Condemat tem com todas as cidades que o integram”, enalteceu o prefeito suzanense.
Outros anúncios
O secretário estadual também assinou, nesta quinta, a autorização para um projeto da Concessionária Ecopistas, responsável pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70), que inclui a construção de três alças de acesso em Itaquaquecetuba, sendo uma no km 36 e duas no km 38, além de marginais de acesso ao bairro do Taboão, em Mogi das Cruzes.
Durante a reunião, o governo do Estado também apresentou o projeto da futura concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Para a primeira, o plano inclui a extensão até a estação Cézar de Souza, em Mogi das Cruzes, bem como adequações em todas as estações que atendem o Alto Tietê, fechamento das passagens de nível e construções de passarelas, viadutos e túneis.
Já para a Linha 12-Safira, a intenção é estendê-la até Suzano, fazendo desta estação a terminal para ela, que, atualmente, opera entre Calmon Viana e Brás. Por fim, estão previstas ainda mudanças na Linha 13-Jade, que liga Palmeiras-Barra Funda ao Aeroporto de Guarulhos, ampliando sua malha ferroviária até Bonsucesso, bairro que fica próximo ao limite entre os municípios de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba. A previsão com todas as obras é gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Para a concessão das três linhas, a expectativa é de que seja realizada uma consulta pública entre maio e junho, com o leilão previsto para ocorrer até o final do ano. Segundo o secretário, a ideia é uma promessa do governador Tarcísio de Freitas. “Estamos falando de R$ 13 bilhões de investimento para a concessão. Ela já é garantida, desde que o leilão dê certo. Foi um pedido do próprio governador”, resumiu Benini.
Presenças
Também estiveram presentes no evento o diretor da Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos, Almir Bittencourt; o presidente do Condemat+ e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; os prefeitos Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba) e Luis Camargo (Arujá); o secretário-executivo do Condemat, Adriano Leite; o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano, Samuel Oliveira; o assessor estratégico da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano, Claudinei Galo; os vereadores Pedro Ishi e Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; e o interventor da Santa Casa de Suzano, Sadao Sakai.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

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