InícioSuzanoCasarão da Memória recebe visitas de 137 alunos durante a semana

Casarão da Memória recebe visitas de 137 alunos durante a semana

Grupos foram formados por estudantes do projeto de Educação de Jovens e Adultos de três escolas da rede municipal e do UniPiaget

O Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – Centro) recebeu nesta terça, quarta e quinta-feira (12, 13 e 14/03) a visita de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de estudantes do 5º semestre de Pedagogia do Centro Universitário Piaget (UniPiaget). Ao todo, 137 estudantes foram recepcionados pela diretora de Patrimônio Histórico de Suzano, Rita Paiva, e conheceram a história de Suzano.
As visitas começaram na terça-feira com a presença de 32 alunos da EJA da Escola Municipal Adélia de Lima Franco, do Jardim Amazonas, acompanhados pela coordenadora Rita de Cássia Renzi Pereira e pelos professores Alexandro Alexandre Gomes de Souza e Vanessa Garcia de Oliveira, e 28 estudantes de Pedagogia do UniPiaget acompanhados do professor Marco Aurélio Maida.
As excursões seguiram na quarta-feira com 38 estudantes da escola Professora Célia Pereira de Lima, do Jardim Urupês, acompanhados pelos professores Flávio Pacheco Araújo Braga, Luciano Ribeiro de Carvalho, Lúcia de Fátima Rosa e Vania Cristina Arias Ferreira, e quatro do UniPiaget. Por fim, as visitas se encerraram na quinta-feira com 35 alunos da escola José Celestino Sanches, no Jardim Varan, acompanhados pelo professor Vitório Souza Silva, Terezinha Massako Taira e Luciana de Menezes Oliveira. Os estudantes aproveitaram a visita e o conhecimento adquirido em sala de aula para realizar um trabalho interdisciplinar, envolvendo diferentes matérias.
A coordenadora da EJA ressaltou a importância dessas atividades para os alunos. “O Casarão da Memória é um símbolo da nossa cidade e vem ao encontro do trabalho dos professores de resgatar a história e revelar identidade, valores, costumes e tradições dos povos que por aqui viveram. Agradeço a diretora Rita Paiva e toda equipe, sempre muito acolhedora e esclarecedora”, disse Rita Renzi.
Segundo a diretora de Patrimônio Histórico de Suzano, a visita é uma experiência que garante a oportunidade de um conhecimento expositivo sobre a história de Suzano, além de possuir um espaço acolhedor que desperta a vontade de voltar com suas famílias. “A visita dos grupos é bem interessante, pois cada um expressa uma reação sobre a história da cidade: alguns se emocionam, outros se veem representados e voltam trazendo sua família para conhecer o lugar onde se sentiram acolhidos”, ressaltou Rita Paiva.
Para a secretária municipal de Cultura, Márcia Belarmino, a excursão foi muito importante pois promoveu a valorização da história local. “A visita dos alunos no Casarão da Memória é fundamental para nutrir a conexão com a história local, incentivando o entendimento e a apreciação do passado que moldou nossa cidade”, destacou.
O espaço recebe, semanalmente, escolas para visitas e apresentações da peça teatral organizada pela instituição. Além disso, o museu se dispõe a recepcionar turmas acadêmicas no período noturno, com agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone (11) 4748-6949.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher