InícioMogi das cruzesSaldo de empregos em Mogi das Cruzes no mês de janeiro supera...

Saldo de empregos em Mogi das Cruzes no mês de janeiro supera soma das demais cidades do Alto Tietê

Mogi das Cruzes foi o município do Alto Tietê com maior saldo positivo de vagas de emprego em janeiro de 2024. O resultado, de 998 postos de trabalho, é maior que a soma de todas as outras nove cidades da região juntas. Novamente, o protagonismo é do setor de serviços, que sozinho responde por 72% do resultado, com 722 vagas no período, 521 delas em atividades administrativas e serviços complementares.
Num comparativo com janeiro de 2023 (719 vagas), o saldo de 998 do primeiro mês de 2024 representa um crescimento de quase 39%.
“Assim como ocorreu em 2023, o setor de serviços lidera a geração de empregos em nossa cidade, mas todos as áreas são importantes e o crescimento de um setor impulsiona outros, pois aciona toda uma cadeia que alia produção, vendas, logística e atendimento, entre outros aspectos”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.
“É um orgulho para Mogi das Cruzes liderar uma região que concentra municípios com a força econômica do Alto Tietê. Vamos manter o foco e seguir com incentivos à criação de mais oportunidades”, completa.
Outro setor de destaque, no primeiro mês de 2024, foi a construção civil, que registrou saldo positivo de 152 vagas – crescimento de 145,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. A maior alta foi na construção de edifícios, com 115 vagas de saldo.
Na sequência ficou a indústria, que teve saldo de 134 vagas.
Os dados também mostram que há um crescente nos saldos de emprego no mês de janeiro: 354 em 2021, 478 (2022), 719 (2023) e 998 (2024). Atualmente, a cidade tem um estoque (quantidade de vínculos de trabalho) de 116.379 empregos.
 
Programas
A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.
Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.
As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC Jundiapeba. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.
Uma das ações que impactaram positivamente o resultado na área de serviços foi a parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com uma grande empresa do setor de aluguel e comercialização de automóveis da cidade, que possibilitou a contratação de jovens formados pelo programa Empodera Juventudes
“Isso faz parte das ações da secretaria para impactar na empregabilidade do município. Realizamos mutirões e processos seletivos, que têm ocorrido ao longo dos meses, com ótimos resultados”, destaca o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.

Saldo de janeiro de 2024 – Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê:
Arujá: 30
Biritiba Mirim: 11
Ferraz de Vasconcelos: 347
Guararema: -22
Itaquaquecetuba: 188
Mogi das Cruzes: 998
Poá: 262
Salesópolis: 7
Santa Isabel: 14
Suzano: -141
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher