InícioFerraz de VasconcelosPrefeitura de Ferraz inaugura pomar escola de uvas e macieiras

Prefeitura de Ferraz inaugura pomar escola de uvas e macieiras

A manhã desta quarta-feira (20) começou emocionante com a inauguração do pomar escola de uvas e macieiras que leva o nome do agrônomo Luciano Poletti, responsável pela introdução da uva Itália no Brasil. O encontro ocorreu no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanopolis, com a presença da prefeita Priscila Gambale, autoridades municipais e convidados.
O grande destaque foi a participação dos familiares de Poletti, as netas Luciana e Julia Poletti, e o bisneto, Rodolfo Poletti. “Estamos muito honrados em participar desse momento que celebra todo o trabalho e esforço do nosso avô durante anos. O amor que ele teve por Ferraz de Vasconcelos é admirável e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade foi importantíssimo”, pontua Julia Poletti.
O pomar conta com 30 mudas frutíferas, de seis espécies diferentes, começando pelas uvas Isabel, Niagara Branca e Niagara Rosa. Em seguida, as mudas de maçãs já tomam conta do espaço, assim como as ameixas, pêssegos, figos da Índia e azeitonas.
A iniciativa tem como objetivo contar a história da cidade, com visitas gratuitas, atividades pedagógicas em parceria com as escolas, além de proporcionar treinamento para quem deseja conhecer o universo da plantação e viticultura.
As mudas foram doadas e plantadas pelo viticultor Sergio Semerdjian, que estará à frente das atividades educacionais e vai trazer toda sua experiência sobre o universo da viticultura. Com muito carinho, Sergio promove trabalhos educativos sobre o manejo da agricultura à moda tradicional europeia. Todo seu conhecimento sobre a tradição da fruticultura é compartilhado por todo o Brasil, com palestras, cursos e muito mais, além do seu canal da internet que, de forma gratuita, é referência para agricultores e entusiastas da viticultura, com mais de 20 milhões de acessos.
“Todo esse trabalho representa a história da agricultura familiar ferrazense, já que a cidade foi a primeira do Brasil a receber a uva Itália. Quero deixar registrado todo meu carinho e admiração pelo Sergio Semerdjian que, por muitos anos, dedica sua vida à viticultura local. Essa é mais uma grande parceria da municipalidade que trará, literalmente, bons frutos ao orgulho de ser ferrazense”, afirma Gambale.
Os alunos do 5° ano da Emeb Luciano Poletti levaram toda sua alegria com uma apresentação musical e declamaram: “Luciano Poletti, importante agrônomo, realizou muitos feitos e até virou patrono!”.
A escolha pelo Palácio da Uva não foi à toa, já que Poletti introduziu as mesmas variedades frutíferas em seu pomar na década de 1927 na casa em frente ao local, na Vila Romanopolis. “Fizemos uma réplica do que era o estudo do agrônomo Luciano Poletti há mais de 100 anos”, pontua Semerdjian.
Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, Daniel Balke, os secretários Adriano Dias Campos, Ana Rosa, Carlos Alexandre, Dom Souza, Ivan Santos, Jackson dos Santos, José Batista, Paula Trevizolli, Robson Xisto e Viviani Souza, de Assuntos Jurídicos, Cultura e Turismo, Relações Comunitárias e Favelas, Comunicação, Serviços Urbanos, Governo, Esporte e Lazer, Educação, Assistência Social e Administração, respectivamente. Os vereadores Álvaro Costa, Flávio Batista e Nicolas David, além da presença dos diretores da rede municipal e do Grupo BR Fanáticos por Parreiras.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher