InícioMensagem BiblícaComo manter a mente calma

Como manter a mente calma

Atualmente, nos dá a impressão de que os dias passam muito rápido. Não temos tempo para realizar alguns projetos, porque quando menos percebemos o tempo já passou e não conseguimos realizar aquilo que tínhamos em mente.
Diante desta situação, a nossa cabeça fica com milhares de pensamentos otempo todo, pensando nas tarefas que ainda precisam ser realizadas, nas coisas que ficaram sem realizar, nos multideveres do dia a dia. E em meio tantos pensamentos, sentimos não só o nosso corpo cansado, como também a nossa mente.
O médico psiquiatra cristão, dr. Felipe Batistela, nos apresenta meios de lutar com esses pensamentos intrusivos usando “armas”, pois somente munidos, conseguiremos lutar com “adversários”.
Esse método que ele denomina de ARMAS, é chamado assim pois usamos asiniciais desta palavra como as munições para ter uma mente saudável e enfrentarmos os desafios cotidianos.
A inicial “A”, vem de alimentação saudável. Precisamos ter uma alimentação saudável, com todos os nutrientes necessários para o nosso dia, não de pular refeições, evitar dietas muito restritivas e beber água.
A letra “R” é de relacionamentos. Quando temos bons relacionamentos, pessoas que nos fazem bem, que nos deixam animados, nos apresentam soluções ao invés de problemas, temos mais forças para enfrentar pequenos problemas diários.
A letra “M”, é de Meditação. A meditação guiada, desenvolvida por profissionais da área da psicologia, nos ajuda a nos conectarmos com nós mesmos, para manter o equilíbrio dos nossos pensamentos. Mas existem outras formas de meditar, como ouvir uma boa música, ler um livro, ficar em silêncio, meditar na bíblia, fazer devocionais diários, são formas de meditação que no leva a descansar a nossa mente.
A outra letra “A” é de atividade física. A prática de exercícios físicos, além de manter o nosso corpo saudável e longe de doenças, libera vários hormônios que nos traz a sensação de bem-estar, e por consequência, nos ajuda a organizar nossos pensamentos.
E por último, temos a letra “S”, que vem da palavra sono. Dormir bem, é importantíssimo para a nossa saúde mental. Precisamos ter uma boa noite de sono, não só em quantidade, mas também em qualidade.
Essas são as munições das nossas Armas, para lutar contra pensamentos intrusivos e pensamentos automáticos.

Lívia Sperandio Psicóloga e Ministra de Louvor

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários